Qual é a diferença entre amor e afeto?

Perguntado por: lveiga9 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Ao contrário, o afeto é uma manifestação afetiva em que se expressam, por meio de gestos, palavras e ações, o que se sente pelo outro.

O que é Afetividade:
No âmbito da psicologia, afetividade é a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos). A afetividade consiste na força exercida por esses fenômenos no caráter de um indivíduo.

O amor é uma conexão significativa entre duas pessoas, com o objetivo de criar uma relação duradora. Já o carinho é um sentimento mais superficial; não exige nenhum tipo de compromisso, mas oferece apoio emocional à outra pessoa. O carinho está mais relacionado à afeto do que a qualquer outro sentimento.

A análise mais simples separa os afetos em positivos (amor, carinho, fraternidade, compaixão, generosidade etc.) e negativos (ódio, desgosto, desprazer, frustração, decepção).

O que é o Amor Verdadeiro. Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações. É mais do que a paixão.

Do latim, affectio, o termo afeto descreve a disposição de um indivíduo por algo. É, muitas das vezes, descrito como um sentimento de carinho ou de ternura por alguém ou por algo, seja esse positivo ou negativo.

- AFETO: experiência imediata e subjetiva das emoções sentidas em relação à situação. Inclui a manifestação externa da resposta emocional do paciente a eventos. Avalia-se o humor/afeto pela expressão facial, gestos, tonalidade afetiva da voz, conteúdo do discurso e psicomotricidade, choro fácil, risos imotivados, etc.

  1. Ouvir. Ouvir o que o outro tem a dizer é um gesto de puro afeto. ...
  2. Compartilhar o seu dia. Da mesma maneira que ouvir o que o outro tem dizer é uma manifestação de afeto, o mesmo pode ser dito de compartilhar o seu dia. ...
  3. Abraçar. ...
  4. Aconselhar. ...
  5. Compartilhar algo legal que você viu na internet. ...
  6. Cozinhar. ...
  7. Passear junto. ...
  8. Sorrir.

O afeto é um sentimento de carinho por alguém, que se manifesta de várias maneiras, como amizades, namoros e relações familiares. Para a psicologia, a afetividade é a capacidade do ser humano de experimentar tendências, emoções, paixões e sentimentos.

Amor é um conjunto de emoções e comportamentos caracterizado pela intimidade, paixão e comprometimento. Ele envolve cuidado, proximidade, proteção, atração, afeto e confiança. O amor pode variar em intensidade e mudar com o tempo.

A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.

De acordo com Klinjey, o amor só pode ser conquistado se antes tiver o respeito e admiração. Para a geração passada, o respeito era mais importante que o amor.

7 SINAIS DE QUE ALGUÉM ESTÁ INTERESSADO EM VOCÊ

  • Inclinação e proximidade.
  • Lembrar-se dos detalhes.
  • Esforço para manter uma conversa.
  • O “Sorriso de Duchenne”
  • Ficar nervoso perto de você
  • Ter curiosidade sobre você
  • Sempre há tempo para se encontrar.
  • LEIA TAMBÉM.

Os 7 afetos fundamentais

  • Necessidade de buscar.
  • Necessidade de fuga.
  • Necessidade de luta.
  • Necessidade de sexualidade.
  • Necessidade de amor.
  • Necessidade de cuidar.
  • Necessidade de dominar.

Os afetos básicos (amor e ódio), além de manifestarem-se como emoções, podem expressar-se como sentimentos.