Qual é a diferença entre alfavaca e manjericão?

Perguntado por: oespinosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

“As duas plantas têm praticamente o mesmo aroma e aspectos semelhantes, porém a alfavaca apresenta aroma e sabor suave, com toque mais cítrico do que o basílico”, aponta a Joyce Nascimento.

Planta herbácea, anual ou perene, com caule bem ramificado, que atinge até 90 cm de Ocimum gratissimum altura; folhas opostas, ovais, pecioladas, de cor verde-clara; flores pequenas e brancas nas extremidades das ramificações; frutos- semente com 4 aquênios.

O manjericão é uma erva aromática e medicinal, muito usada na culinária. Também conhecida como Manjericão-de-folha-larga, Alfavaca ou Basilicão. Seus galhos tem muitas ramificações, com folhas em formato oval, e cor verde clara.

O Manjericão é ingrediente de xaropes e expectorantes. Dores de garganta também podem ser aliviadas com um gargarejo com água fervida com folhas da planta. A erva é ainda eficaz para outros problemas respiratórios, tais como asma e bronquite. A melhora do sistema imunológico também é um dos benefícios do manjericão.

CONTRA INDICAÇÕES. Evitar uso em gestantes, crianças menores de 6 anos, pessoas com gastrites e úlceras gastroduodenais, síndrome do cólon irritável, colites, hepatopatias, epilepsia, Parkinson e hipoglicemia.

O chá de alfavaca pode eliminar toxinas e combater processos inflamatórios, pela alta concentração de flavanoides. Na presença de sintomas de gripes e resfriados, tosse e dor de garganta, o chá de alfavaca é um excelente expectorante das vias aéreas superiores, auxiliando na eliminação de mucos e secreções.

Nome científico: Ocimum basilicum L. Família: Lamiaceae (Labiatae). Nomes populares: Alfavaca (conhecido na Região Norte), alfavaca doce; manjericão doce, remédio de vaqueiro; erva-real; manjericão da folha grande etc.

alfavaca

Muito consumido no Brasil, o manjericão alfavaca talvez seja o tipo mais comum e mais usado na culinária nacional. As suas folhas têm um formato oval e um sabor de média intensidade - ou seja, é ótimo para preparar molhos (pesto, a bolonhesa, ao sugo e por aí vai), além de temperar massas e outros pratos.

O Ocimum basilicum L., dependendo da região do país, pode ser conhecido como alfavaca-cheirosa, manjericão verdadeiro, basílico, basilicão ou apenas como manjericão.

A folha de alfavaca é rica em ômega-3, um ácido graxo excelente para a saúde cardiovascular. Popularmente conhecido como uma “gordura boa”, o ômega-3 ajuda a controlar o nível de colesterol do corpo e a prevenir doenças ligadas à saúde do coração, como a hipertensão (pressão arterial elevada).

Originária da Ásia, o manjericão é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos. Pertencente à família Lamiaceae e pode atingir até cerca de 1 metro de altura, suas folhas são delicadas, de formato oval, coberta por pelos finos, curtos e macios.

Ela possui folhas rugosas e ovaladas, e seu caule é reto. Você sabia que o manjericão também tem outros nomes? Alfavaca, Erva-real, Basilicão, Basílico, Alfavaca-doce, Manjericão-branco são alguns deles.

Pode comer manjericão cru? Sim! As folhas frescas de manjericão não fazem mal à saúde; pelo contrário, são ótimas para a digestão e ajudam no funcionamento do estômago.

Embora totalmente natural, o chá de manjericão tem algumas contraindicações. De acordo com Ana Paula, ele não deve ser consumido por gestantes, mulheres na lactação, crianças abaixo de 12 anos, pessoas com pressão muito baixa e pessoas alérgicas à planta.

E, assim como o manjericão tem benefícios de incríveis, seus banhos também oferecem grandes vantagens para sua saúde, como relaxar os sentidos. Além disso, a planta é antimicrobiana, anti-inflamatória e analgésica. Um pacote completo para a quarentena.

O banho de manjericão auxilia na hora de eliminar energias negativas, além disso, melhora a imunidade, sendo um grande aliado depois de dias difíceis em que você sente que absorveu coisas demais que não podem ser nocivas. Caso queira, pode realizar o banho apenas com manjericão e ir dormir, afinal, ele irá te relaxar.

Preparação: Aqueça uma xícara de água numa panela e desligue o lume após ferver. Adicione duas colheres de sopa de alfavaca. Deixe a mistura tapada até arrefecer e depois bata tudo numa liquidificadora. Por fim, passe a pasta do chá no couro cabeludo, deixe por 10 minutos e depois lave normalmente.