Qual é a diferença entre a UE ea antiga CEE?

Perguntado por: udias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

A UE, União Europeia é a nova configuração da antiga CEE, que engloba mais países e mais medidas do que a primeira configuração, sendo esta a diferença. A CEE, ou, Comunidade Econômica Europeia foi criada em meados dos anos 50 e composta por seis nações: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos.

UNIÃO EUROPÉIA (UE)
A União Européia representa o estágio mais avançado do processo de formação de blocos econômicos no contexto da globalização. Originada da Comunidade Econômica Européia (CEE), fundada em 1957, pelo Tratado de Roma, a União Européia (UE) tem como órgão máximo o Conselho Europeu.

Nota explicativa: A União Europeia, anteriormente designada por Comunidade Económica Europeia (CEE), é uma organização internacional constituída actualmente por 25 Estados-Membros, estabelecida com este nome pelo Tratado da União Europeia (normalmente conhecido como Tratado de Maastricht) em 1992, mas muitos aspectos ...

Os objetivos da CEE e do mercado comum eram: transformar as condições económicas das trocas comerciais e da produção no território dos seus seis membros; e. constituir um passo para uma unificação política mais alargada da Europa.

A CEE foi a mais famosa das três Comunidades Europeias, e depois do Tratado de Maastricht (1992) (ou TUE) mudou o nome para Comunidade Europeia (CE). Também no Tratado de Maastricht se criou oficialmente a União Europeia.

Com o Tratado de Maastricht, de 1993, a CEE é substituída pela União Europeia.

A CEE foi a primeira proposta existente de promoção à livre circulação de mercadorias, capitais e, principalmente, de pessoas, integração essa que seria concretizada com o passar dos anos, à medida que as economias dos respectivos países-membros se fortalecessem.

Reino Unido

A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) foi apelidada de Brexit originada na língua inglesa resultante da junção das palavras British (britânico (a)) e exit (saída).

Historicamente, a CECA veio concretizar a Declaração Schuman de 9 de Maio de 1950 que propunha colocar em comum a produção franco-alemã de carvão e de aço sob uma Alta Autoridade Comum, numa organização aberta à participação dos outros países da Europa.

A União Europeia foi formada, em 1992, por meio do Tratado de Maastricht, acordo político-econômico assinado por 12 países europeus. A integração europeia, no entanto, foi iniciada, em 1944, pela integração pioneira dos países Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos.

História e finalidade do euro
A criação de uma união económica e monetária foi uma ambição recorrente da União Europeia desde o final da década de 1960. Uma união deste tipo implica a coordenação das políticas económicas e orçamentais, uma política monetária comum e uma moeda comum, o euro.

Onde surgiu o primeiro Bloco Econômico? O primeiro bloco do qual se tem notícia foi organizado nos fins da Segunda Guerra Mundial, na Europa e foi integrado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo (BENELUX).

Características e objetivos da União Europeia
livre circulação das pessoas pelos Estados-membros (pertencentes ao “Espaço Schengen”), livre circulação de mercadorias entre os Estados-membros, integração política, adoção de uma moeda única, o Euro.

Tratado de Bruxelas, denominado "Tratado de Fusão" (1965)
Este Tratado substitui os três Conselhos de Ministros (CEE, CECA e Euratom), por um lado, e as duas Comissões (CEE, Euratom) e a Alta Autoridade (CECA), por outro, por um Conselho único e uma Comissão única.

A UE tem as suas origens na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e na Comunidade Econômica Europeia (CEE), formadas por seis países em 1957. A CEE foi criada em 1957 e foi formada nessa época apenas pela: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos.