Qual e a diferença entre a sombra e a penumbra?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Na sombra, não existem pontos com luz, é uma região completamente escura que surge independentemente do tipo de fonte luminosa. A penumbra surge apenas quando a fonte luminosa é extensa e é uma região onde alguns pontos possuem luz.

A sombra de qualquer objeto é constituída por duas partes: a umbra, que é a parcela da sombra que não recebe luz alguma proveniente da fonte luminosa, e a penumbra, a parte da sombra que recebe a luz de partes da fonte luminosa, mas não de toda. No caso do eclipse lunar, a Terra está em linha reta entre o Sol e a Lua.

Logo, penumbra é uma região parcialmente iluminada e ocorre quando se tem uma fonte de luz extensa.

A sombra, basicamente falando, é um espaço escuro originado pela ausência de luz e criado pela presença de um obstáculo. A sombra ocupa um determinado espaço atrás de qualquer objeto que esteja bloqueando uma fonte de luz à sua frente. Conforme a origem do ponto de luz, ela pode mudar de posição, bem como mover-se.

A sombra é um item de maquiagem para os olhos que acrescenta profundidade e dimensão. Ela pode ser aplicada de infinitas maneiras, tudo depende do efeito desejado. Você pode usar a sombra para contornar o olhar, dar um toque de cor e iluminação, criar um contraste chamativo, apostar em um visual divertido e por aí vai!

Pode ser definida como um ponto de transição que existe entre a luz e a escuridão e por esse motivo tem o sentido de quase escuro. A penumbra acontece entre a luz e a escuridão, quando existe um bloqueio parcial entre a fonte de luz e o objeto iluminado. Uma expressão popular para se referir à penumbra é meia luz.

O Sombra é um personagem de histórias policiais criado pela editora Street & Smith e pelo escritor Walter B. Gibson. Originalmente ele era o narrador misterioso de um programa de rádio, e depois se tornou um personagem literário distinto desenvolvido por Gibson.

Essa variação, na verdade, ocorre por causa da variação da posição do Sol no céu. Tem horas que ele está mais alto, tem horas que ele está mais baixo; e, agora, a gente sabe que isso acontece por conta do movimento da Terra, que faz parecer que o Sol também se mexe.

A sombra é a região do espaço que não recebe luz direta da fonte. Penúmbra é a região do espaço que recebe apenas parte da luz direta da fonte, sendo encontrada apenas quando o corpo opaco é posto sob influência de uma fonte extensa.

SOMBRA PRÓPRIA: É aquela formada no próprio objeto, no lado oposto à fonte de luz.

Um eclipse lunar ocorre quando a Terra fica entre a Lua e o Sol, causando, assim, uma região de sombra que se projeta sobre a superfície do satélite.

Penumbra, na física, é uma região de sombra que recebe luz de alguns pontos da fonte. Já a umbra é uma região de sombra total. No trânsito, esse fenômeno acontece ao amanhecer e pôr do sol, no qual partes da terra estão “no escuro”, enquanto outras estão sendo parcialmente iluminadas.

Penumbra ou lusco-fusco
É considerada uma situação perigosa, pois contornos e cores ficam pouco definidos, o que torna mais difícil reconhecer objetos, avaliar corretamente distâncias e, principalmente, ver e ser visto. Nessas situações deve-se: manter a luz baixa ligada, reduzir a velocidade e redobrar a atenção.

A formação de penumbra acontece quando a extensão da fonte de luz não é desprezível em relação às dimensões do objeto opaco e às distâncias envolvidas. Por exemplo, estrelas não são, de forma alguma, fontes de luz de extensão desprezível.