Qual é a diferença entre a sabedoria e discernimento?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Sabedoria e discernimento tem significados parecidos, mas sabedoria se refere mais a adquirir conhecimento e ciência e discernimento é a capacidade de separar o certo do errado.

Conhecimento é a análise de informações, experiências e aprendizados que adquirimos de nossas experiências. Já a sabedoria está no modo como utilizamos esses conhecimentos adquiridos ao longo da vida, em como o aplicamos em nosso dia a dia.

Sabedoria é o substantivo feminino que é a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A sabedoria muitas vezes é indicativo de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão.

Esta palavra tem origem no latim discernere, que significa colocar de parte, dividir ou separar. Discernir é conhecer ou ver distintamente, avaliar, fazer a distinção entre duas ou mais coisas. O discernimento também pode ser classificado como um juízo que é usado para fazer a distinção entre várias coisas.

É o saber que rege, sustenta, ilumina e conduz o mundo à ordem da criação, à ordem de todas as coisas. Onde falta ordem falta sabedoria.

consiste substancialmente em 'reconhecer' na pessoa e na ação de Jesus o poder do Espírito de Deus e a derrota do espírito do mal.

Aquele que não sabe a hora de ficar calado, chega sempre na hora errada, faz e fala o que não deve; ri nas piores horas.

Bom senso: 1 cordura, circunspecção, bom senso, discrição, critério, razoabilidade, equilíbrio, juízo, ponderação, prudência, razão, sensatez, senso, siso, tento, tino.

Adquirimos sabedoria quando conseguimos colocar o conhecimento adquirido em prática. Só depois de termos passado pelo processo todo, do aprendizado posto em prática, com todos seus erros, acertos, experiências apreendidas, é que iremos adquirir a verdadeira sabedoria.

Termo de origem grega, sophia é um termo fundamental na linguagem filosófica. Designa uma forma superior de conhecimento caracterizado por supremo ser vital, influindo na vida de quem a possui, ser supremo, o conhecimento do absoluto, de Deus - ser ordenador, colocando ordem em todo o saber e atividade.

Ser sábio não significa ser frio. Pelo contrário, pessoas sábias sentem as mais diferentes e intensas emoções. A diferença é que os sábios conseguem equilibrar melhor as suas emoções. Ou seja, tendem a não deixar os sentimentos atrapalharem a sua tomada consciente de decisões.

O temor do Senhor é o principio da Sabedoria.

“Onde, afinal, está a sabedoria? Onde está o entendimento? Está escondida dos olhos de toda a humanidade; nem mesmo as aves do céu conseguem descobri-la.

A pessoa que tem discernimento tem a capacidade de distinguir o que é o bem e o mal em si e em sua volta. Quem tem discernimento não cai facilmente em armadilhas, porque consegue compreender as verdades espirituais, vê a intenção por trás de ações e palavras para poder conformar a própria vontade à de Deus.

O discernimento tem a ver com a nossa capacidade de avaliar e de julgar. Mais do que encarar uma situação, implica ter a sabedoria de decidir o que é bom e mau e de tomar decisões assertivas.