Qual é a diferença entre a população absoluta e relativa?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 2 votos

Vejamos: Populoso (população absoluta): é a quantidade total de habitantes de um determinado lugar. Povoado (população relativa): o termo refere-se à relação entre a população absoluta do local e a área por ela ocupada.

O que é população relativa? Indo direto ao ponto, população relativa significa a quantidade de pessoas que existem e/ou residem em uma determinada área. É por essa razão que para chegar a um resultado final, você deve pegar o número de indivíduos e dividir pelo tamanho do território desejado.

População absoluta é o número total de habitantes de um dado lugar. Esse número é obtido a partir de levantamentos gerais da população. Para se chegar a esse número, é necessário fazer a contagem de todas as pessoas que habitam o território analisado.

a China

Desde que as Nações Unidas passaram a contabilizar regularmente a população mundial, assim como a densidade demográfica dos países, a China sempre esteve disparada no topo desta lista.

O termo populoso faz referência à população absoluta, isto é, diz respeito à quantidade total de pessoas que habita uma determinada localidade. Povoado, por sua vez, é um termo que se refere à população relativa, isto é, à distribuição da população sobre a área do país ou qualquer outro território selecionado.

A diferença entre elas é que a frequência absoluta é a quantidade de vezes que a mesma resposta apareceu, já a relativa é a quantidade de vezes que essa resposta apareceu em relação ao total de respostas.

A teoria da Transição Demográfica explica uma mudança específica na dinâmica demográfica, que é a queda acentuada das taxas de fecundidade, de natalidade e de mortalidade. Essa teoria foi proposta considerando-se as relações entre o crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico.

O crescimento natural ou vegetativo é fruto da diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade. Seu cálculo é resultante da subtração entre os índices de natalidade e mortalidade de uma população.

População relativa refere-se ao número obtido pela divisão entre a população absoluta (número total de habitantes) e a área do local habitado.

A população relativa diz respeito à distribuição de uma determinada população sobre o território e é calculada por meio da relação entre o total de habitantes (a população absoluta) e a extensão territorial (área) da localidade em questão. É conhecida também como densidade demográfica.

Taxa de natalidade (TN): indica a número de nascimentos por mil habitantes no período de um ano. Taxa de mortalidade (TM): corresponde ao número de óbitos anuais por mil habitantes.

Quando um determinado lugar possui um grande número de habitantes, dizemos que é “populoso” ou de grande população absoluta; e quando possui um pequeno número de habitantes, dizemos que é “não-populoso” ou de pequena população absoluta.

A população relativa, que também pode receber as denominações de densidade demográfica ou densidade populacional, consiste na medida que é descrita pela relação existente entre a população e a superfície do território. Ou seja, é a relação entre o número total de habitantes de uma região e a área que a mesma abrange.

Número total de pessoas residentes em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Estado da Cidade do Vaticano

O menor país do mundo é menor do que muitas cidades e até mesmo bairros. O dono deste título é o Vaticano, com seus incríveis 0,44 quilômetros quadrados de extensão territorial, segundo o próprio governo local. O Estado da Cidade do Vaticano, nome oficial do país, está localizado dentro da capital italiana, Roma.