Qual é a diferença entre a mitose e meiose?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

Mitose e meiose são processos de divisão celular que acontecem nos seres vivos. Na mitose, temos como resultado duas células-filha geneticamente idênticas. Na meiose, temos 4 células, cada uma com metade dos cromossomos da célula-mãe.

Mitose — regeneração e crescimento dos tecidos, formação de gametas nos vegetais, cicatrização e divisões do zigoto no desenvolvimento do embrião; Meiose — na meiose, há a garantia de diversidade genética a partir da reprodução sexual; nos animais, formam-se os gametas; nos vegetais, a formação de esporos.

Semelhança entre mitose e meiose
Durante a replicação celular, ambas seguem as mesmas fases, que são: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Entretanto, existe uma diferença, pois a meiose passa por cada uma das etapas duas vezes, enquanto a mitose só passa uma vez por elas.

A meiose, portanto, está relacionada aos processos reprodutivos, pois tem como função produzir células reprodutivas, tanto nos animais quanto nos vegetais. Nos vegetais, esse processo se dá através da formação dos esporos, enquanto nos animais, da formação dos gametas.

As principais funções da mitose são a formação dos gametas em vegetais, desenvolvimento embrionário através de divisões do zigoto, crescimento, renovação e cicatrização de tecidos.

A meiose é uma divisão celular que leva à formação de quatro células-filhas. A meiose é um processo de divisão celular caracterizado pela formação de quatro células-filhas com a metade do número de cromossomos da célula-mãe. Podemos concluir, então, que a carga cromossomial reduz-se de 2n para n.

Mitose: quando uma célula se divide, formando duas novas células. As duas células que se formaram terão o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe. Meiose: nesse processo de divisão celular as novas células terão apenas metade do número de cromossomos da célula-mãe.

Esse processo acontece dentro das células somáticas, ou seja, aquelas responsáveis pela formação de tecidos e órgãos nos organismos multicelulares, entre eles os tecidos do corpo humano e os orgãos do corpo humano.

O processo de divisão celular da meiose acontece em três etapas: Interfase: duplicação do material genético; Meiose I (etapa reducional): redução ao meio no número de cromossomos; Meiose II (etapa equacional): o número de cromossomos das células que se dividem seguem iguais nas células que se formam.

A meiose é um processo de divisão celular que gera quatro células-filhas, cada uma com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Esse processo de divisão é responsável pela formação de gametas.

Sabemos que as células humanas, por exemplo, apresentam 46 cromossomos, portanto, aquelas que sofrem meiose têm apenas 23 cromossomos. Nos animais, a meiose ocorre na formação dos gametas. Isso significa que o processo de meiose acontece no corpo humano apenas para formar espermatozoides e óvulos.

A mitose é um tipo de divisão celular que origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos e as mesmas características. A mitose é um processo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas com as mesmas características genéticas e o mesmo número de cromossomos.

A meiose é importantíssima para a reprodução, pois é ela que conduz a formação das células sexuais mas a fecundação é também muito importante na reprodução, pois é através desta que os seres repõem a quantidade de cromossomas da espécie. A meiose, permite, como já foi referido, a existência de células haplóides.

Na mitose, uma célula divide-se originando duas células-filhas diploides, e, na meiose, o final do processo gera quatro células haploides.

A meiose I inicia-se pela prófase I, que pode ser subdividida didaticamente em cinco etapas. A primeira delas é o leptóteno, caracterizado pela condensação dos cromossomos, já duplicados durante a interfase. A próxima fase é o zigoteno, momento em que é possível observar os cromossomos homólogos emparelhados.

Esse tipo de divisão celular ocorre nas células somáticas do indivíduo. Essa capacidade da mitose em conservar a carga cromossômica das células faz com que esse processo seja conhecido como uma Divisão Equacional (E!).

Na mitose, uma célula divide-se dando origem a duas células filhas com a mesma quantidade de cromossomos da célula que as originou. A mitose é um tipo de divisão celular a qual uma célula (célula-mãe) divide-se e dá origem a duas células-filhas, cada uma com um conjunto cromossômico idêntico ao da mãe.

Importância da Meiose
A meiose é fundamental para a manutenção da vida dos seres pluricelulares, pois é através dela que se formam as células de reprodução (gametas: espermatozoide e óvulo) que se juntam para formar o ovo, ou também conhecido como zigoto.

a) Mitose - produção de gametas com redução no número de cromossomos. b) Meiose - ocorrência de crossing-over ou permutação na prófase I. c) Meiose - número de células-filhas ao fim do processo é o dobro do número de células-mães. d) Meiose - produção de células 2n, após a meiose I.