Qual é a diferença entre a manufatura e Maquinofatura?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

No sistema de manufatura, os produtos são feitos à mão e o artesão acompanha toda a produção. No sistema de maquinofatura, a força humana é substituída pela força da máquina e há uma maior divisão do trabalho, pelo que o operário executa sempre a mesma tarefa, que diz respeito a uma parte da produção.

O que é manufatura? Manufatura é uma forma de transformação de matéria-prima em produto final a ser comercializado. Nascida no século XV, é a prática que antecedeu a indústria, estruturando as ações de uma forma mais próxima do que a praticada no século XIX.

O sistema de produção fabril utilizava-se de maquinário motorizado, diferentemente do sistema das manufaturas, onde os equipamentos usados normalmente usavam força mecânica.

A manufatura é o processo de produção de bens a partir de matérias-primas ou componentes pré-fabricados, utilizando máquinas, equipamentos e mão de obra especializada.

Resposta: Artesanato: Os objetos são feitos a mão, com o auxilio de ferramentas. Manufatura: Cada artesão executava uma tarefa especifica, sob supervisão de um chefe. Maquinofatura: Era realizada por maquinas industriais em fabricas onde trabalham empregados assalariados.

Dentre essas fases, destacam-se: o Artesanato, a Manufatura e também a Maquinofatura. A primeira é quando todo o processo de desenvolvimento de um produto é feito por uma pessoa, indo até a comercialização. A segunda, começou na divisão do trabalho, onde cada pessoa se responsabilizava por parte da produção.

Exemplos de Produtos Manufaturados
Açúcar refinado; Autopeças; Motores para veículos; e. Óleos combustíveis.

A Primeira Revolução Industrial possui como marco a substituição da manufatura pela maquinofatura, ou seja, a substituição do trabalho humano e a introdução de máquinas capazes de realizar esse trabalho com maior precisão e em menor tempo.

Nos processos atuais, temos conceitos de processo de manufatura, manufatura repetitiva, manufatura discreta, processos de projeto, manufatura por oficinas, manufatura por oficinas, manufatura contínua, manufatura aditiva, além das características de manufatura aditiva que merecem ser estudadas.

Maquinofatura – é o processo iniciado no século XVIII com a Revolução Industrial. Caracteriza-se pelo emprego maciço de máquinas e fontes de energia como o carvão mineral e o petróleo, produção em larga escala, grande divisão e especialização do trabalho.

As manufaturas surgiram durante a Revolução industrial. Eram pequenas oficinas já com produção em série, porém com trabalho praticamente manual. As fábricas ou indústrias tinham porte e mecanização muito maior. Atualmente não existe mais esta distinção, e o termo manufaturado é sinônimo de industrializado.

Na segunda metade do século XVIII, a manufatura foi substituída pela maquinofatura.

1 Produtos manufaturados
Os itens que conquistaram a primeira posição entre os produtos mais importados no país são os produtos manufaturados, ou seja, aqueles fabricados em série, de maneira padronizada e em grandes quantidades.

Manufatura é o modo de produção fabril de peças artesanais. Assim, a manufatura dispõe de maior produção, sendo o artesão substituído pelo operário. Maquinofatura é a fabricação por máquinas para produção em série de peças. Assim a técnica é substituída pela forma padrão e o artesão por máquinas.

A transição do artesanato e da manufatura para a maquinofatura ocorreu de forma repentina, graças ao desenvolvimento da Revolução Industrial. Foi por meio do advento das máquinas como processo produtivo rápido e eficiente que o artesanato deixou de ser único modo de produção.