Qual e a diferença entre a idade moderna e contemporânea?

Perguntado por: rgonzaga . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.

A queda da Bastilha foi, inclusive, o marco que pôs fim a Idade Moderna e iniciou a fase contemporânea da História.

Momento de transição entre o mundo medieval e o mundo capitalista. A História Moderna é o período da história que compreende a Idade Moderna. Esse momento da História do Ocidente se inicia no final da Idade Média e se estende até a Idade Contemporânea, no século XVIII.

A Idade Contemporânea é um dos períodos da História, segundo a periodização clássica que passou a ser utilizada pelos historiadores no século XIX. Iniciou-se em 14 de julho de 1789, quando a Bastilha foi tomada pela população parisiense, evento que deu início à Revolução Francesa, e estende-se até os dias de hoje.

A passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea se deu quando o Iluminismo passou da discurso intelectual e se tornou ação política. A Revolução Francesa foi a revolução burguesa e liberal por essência e marcou o início do fim do absolutismo e do Antigo Regime em toda a Europa.

Caracterizou-se por uma fase de grandes transformações, revoluções e mudanças na mentalidade ocidental, mudanças essas de ordem econômica, científica, social e religiosa, que balizaram o sistema capitalista.

A Idade Moderna, dentro da periodização clássica, é o período que sucede a Idade Média e antecede a Idade Contemporânea, estendendo-se de 1453, quando Constantinopla foi conquistada pelos otomanos, a 1789, quando a Bastilha foi invadida pela população parisiense.

A Idade Moderna, dentro da conhecida periodização da história, estendeu-se de 1453 a 1789. Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.

1800

Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

No contexto da pós-modernidade, o trabalho contemporâneo mantém-se como referência importante pela posição que a sociedade lhe destina no ordenamento moral e social produzindo subjetividades, modos de trabalhar e de organizar a vida.

Idade Contemporânea é um dos períodos da história humana. De acordo com a periodização clássica, iniciou-se em 1789 e estende-se até os dias de hoje. A Idade Contemporânea é um dos períodos da história, e, cronologicamente, iniciou-se com a queda da Bastilha, em 1789, estendendo-se até a atualidade.

Parte da história que começa no século XVIII e se estende até os dias atuais. A História Contemporânea tem origem em 1789, durante a Revolução Francesa, e se prolonga até a atualidade. Desde então, o mundo passou por diversas transformações nas suas bases sociais, econômicas, políticas e culturais.

A sociedade contemporânea é marcada por um acelerado processo de transformação e mudança, não somente no aspecto da materialidade (coisas, objetos, redes técnicas, fluxos, capital etc.), mas, também, no aspecto da imaterialidade (comportamento, hábitos, ideias, conduta, pensamento, etc.).

E) A era Cenozoica é a era geológica mais recente. Atualmente, estamos no período Quaternário da era Cenozoica.