Qual é a diferença entre a dextrose é a maltodextrina?

Perguntado por: vsilva . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

A principal diferença entre dextrose e maltodexrina está justamente na absorção, pois a dextrose oferece energia imediata, enquanto a maltodextrina libera glicose de maneira gradativa, evitando assim uma queda acentuada de glicemia. A maltodextina oferece, também, energia por mais tempo quando comparada com a dextrose.

A dextrose é um tipo de açúcar produzido em laboratórios a partir do amido de milho. É um carboidrato simples, ou seja, eleva a glicemia mais rapidamente. Por isso, garante energia ao corpo e contribui para o ganho de massa magra (hipertrofia).

Benefícios da maltodextrina

  • É uma ótima fonte de energia para o organismo;
  • Regula a pressão osmótica;
  • Retarda os sintomas da fadiga;
  • Ajuda a evitar a hipoglicemia e a hiperinsulinemia;
  • Auxilia na absorção de aminoácidos;
  • Evita a perda de massa muscular;

Benefícios da maltodextrina
A função do suplemento de maltodextrina é fornecer ao corpo carboidratos suficientes para servir como fonte de energias, deixando a proteína auxiliar na reconstrução muscular.

creatina monoidratada

A mais indicada é a creatina monoidratada, por ser melhor absorvida e trazer melhores resultados. Além disso, a creatina é um suplemento para tomar antes do treino, garantindo assim seu desempenho durante a atividade.

A principal diferença entre dextrose e maltodexrina está justamente na absorção, pois a dextrose oferece energia imediata, enquanto a maltodextrina libera glicose de maneira gradativa, evitando assim uma queda acentuada de glicemia. A maltodextina oferece, também, energia por mais tempo quando comparada com a dextrose.

O consumo desta substância normalmente não traz qualquer risco para a saúde. No entanto, o uso não orientado e excessivo pode levar ao aumento de peso, pois o excesso de energia do carboidratos no corpo é armazenado como gordura.

SOBRE A MALTODEXTRINA
É um polissacarídeo (um tipo de carboidrato) que é usado como aditivo alimentar. Ele tem 4 calorias por grama, o mesmo que o açúcar ou qualquer outro carboidrato. Devido à sua estrutura química, ela não causa o mesmo pico de glicose no sangue como o açúcar ou xarope de milho faz.

Por conter carboidratos simples na sua composição, a dextrose é indicada principalmente para praticantes de atividades físicas e atletas, uma vez que tem como objetivo fornecer energia e prevenir fadiga, hipoglicemia, entre outras situações que podem ocorrer, devido à prática de exercícios físicos.

Diabéticos só podem ingerir a dextrose após orientação médica, pois ela leva a picos de insulina que prejudicam o quadro do diabetes como um todo. Gestantes e lactantes também devem evitar o consumo da dextrose e só fazê-lo em casos de orientação médica.

Não há um limite para o consumo desse carboidrato. Entretanto, é necessário ficar atento, para que a quantidade esteja de acordo com as necessidades do seu corpo e as limitações do seu organismo. Um diabético ou uma pessoa intolerante à glicose, por exemplo, precisam ter um cuidado maior ao administrar a dextrose.

Lista com os melhores Maltodextrinas de 2023

  • Body Action. Suplemento Energético Maltodextrin.
  • Integralmedica. Malto Dextrin.
  • Aspinutri. Maltodextrina Nutri Power.
  • New Millen. Maltodextrina Glico Recovery.
  • Mais Nutrition. Vegan Maltodextrina.

Os suplementos maltodextrina ou dextose costumam ser consumidos por quem deseja eliminar gordura, por serem fontes de carboidratos essenciais. No entanto, podem ser substituídos por alimentos como frutas secas e barras de cereais.

A Maltodextrina é um tipo de adoçante. É bem conhecido por praticantes de atividade física como pré treino, por ser uma fonte de energia. Porém muitos alimentos industrializados utilizam este tipo de açúcar na fabricação, como por exemplo: leite, sucos de caixinha, barrinha de cereal, biscoitos entre outros.

O consumo em excesso da maltodextrina pode acarretar certos problemas. Pode ocorrer um aumento na produção de insulina, em decorrência dos picos de glicose, o que favorece a hipoglicemia, por exemplo. Em doses muito altas também há o risco de diarreias, náuseas e vômitos.

Sugestão de Uso: Tudo depende do seu peso e nível de atividades físicas. Mas em geral deve-se tomar o suplemento alimentar de 1 a 2 vezes por dia. Preferencialmente: Tomar 4 colheres de sopa de 100% Maltodextrin, antes do treino. Tomar 4 colheres de sopa de 100% Maltodextrin, depois do treino.

Quanto tempo leva para um suplemento de maltodextrina fazer efeito. O consumo do suplemento de maltodextrina consegue fornecer glicose para o sangue, que vira energia, muito rapidamente. Em geral, após os 10 a 15 primeiros minutos após o consumo do suplemento, já se nota os efeitos na energia disponível.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

A suplementação a base de whey protein e creatina, por exemplo, são compostos importantes para auxiliar no ganho de músculos. Essas substancias irão atuar como uma fonte rápida de energia. No entanto, lembre-se de consultar um profissional de sua confiança para incluir no plano de treinos esses compostos.

Creatina
A creatina é um suplemento que visa prioritariamente aumentar a sua força e resistência física durante os treinos.

Também é importante ingerir uma fonte de carboidratos antes dos treinos. Em casos de treinos aeróbicos, a orientação é ingerir a dextrose antes ou durante a prática de exercício, assim a pessoa terá energia para realizar a atividade. A dextrose é ingerida na forma de pó e diluída em água.