Qual é a diferença entre a desrama e o desbaste?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Desrama é o mesmo que poda, ou seja, cortar os ramos. A diferença em relação ao desbaste é que este corta toda a estrutura vegetal, a extirpando do local em que se encontra para privilegiar uma espécie.

Desbaste de mudas
O período ideal para se fazer o desbaste quando as plantas tiverem no máximo 3 a 4 folhas, geralmente acontece de 10 a 15 dias após a plantação. Não é aconselhável deixar passar muito tempo, pois as raízes podem começar a se entrelaçar.

DESRAMA ARTIFICIAL OU PODA DOS RAMOS LATERAIS, é uma prática empregada na condução de florestas com objetivo principal de melhorar a qualidade da madeira destinada a fins nobres (laminados e madeiras serradas), evitando-se a formação de nós.

O desbaste consiste na remoção de algumas árvores para garantir o aumento da produção de madeira das remanescentes que apresentam maior eficiência no processo de fotossíntese e respiração do que as demais.

Na fase do desbaste, os cavacos obtidos são grossos e a superfície da peça desbastada apresenta sulcos profundos. No acabamento, podemos obter um produto com dimensões finais e rugosidade adequada e no acabamento, os sulcos produzidos na superfície quase não são percebidos, pois os cavacos obtidos, em geral, são finos.

Basicamente serão necessários 3 períodos de desramas leves na implantação, sendo a primeira desrama de condução aproximadamente aos 7 meses, a segunda desrama de galhos baixos aos 19 meses e a desrama de galhos altos aos 31 meses. Os cortes devem ser realizados rentes ao tronco, mas evitando ferimentos na casca.

A desrama artificial é de fundamental importância para a produção de madeira limpa, livre de nós, visando à melhoria da qualidade da madeira, com intuito de agregar maior valor, sem que haja prejuízo para o crescimento das plantas.

Os desbastes cumprem duas funções: favorecer o crescimento das melhores árvores para a produção de toras e a regulação da sombra (evitando que o sistema fique com excesso de sombreamento, o que é prejudicial para o crescimento da pastagem). O desbaste também ajuda a escalonar a produção de madeira e de forragens.

A principal função do desbaste é evitar que ocorra competição por nutrientes, devido à grande quantidade de mudas. Esse procedimento é importante não apenas na semeadura direta, mas também em sementeiras e recipientes.

Desbaste seletivo
São removidas árvores finas, defeituosas, doentes e mortas selecionadas a partir de critérios visuais e individuais dos indivíduos.

Conheça - Usinagem de Desbaste
A usinagem de desbaste compreende o processo de desgaste mecânico que visa dar forma a uma peça, seja ela metálica ou não, esse material chamamos de matéria-prima, cujo nome nas industrias pode ser trocado por matéria bruta.

Basicamente, o manejo florestal consiste na utilização de técnicas e equipamentos de extração da madeira só que de forma sustentável. O principal objetivo é preservar as espécies e diminuir a devastação das florestas.

A produção de móveis, pisos e portas de madeira requer menos energia do que a necessária para a fabricação de peças de alumínio ou plástico. Além disso, os produtos de madeira armazenam praticamente todo o carbono emitido durante sua fabricação.

Há quatro tipos principais de poda: poda de formação, poda de limpeza, poda verde e poda de frutificação. As três primeiras são indicadas para todas as frutíferas; a poda de frutificação é indicada para algumas frutíferas, como o pessegueiro, figueira, kiwi e videira.

A posição indicada para o uso do disco de corte é 90º. O disco tem que ficar na vertical durante todo o processo de corte. Diferente dos discos flap e de desbastes que são utilizados em ângulo de 45º.

O terceiro tipo de desbaste, o desbaste misto, consiste na fusão das duas técnicas, possibilitando a retirada de árvores suprimidas e/ou defeituosas e também as árvores de uma determinada linha do plantio.

Hollow Ground: é um desbaste côncavo caracterizado por dois desbastes laterais, onde a lâmina fica com menos massa próxima ao fio e mais massa no dorso, isso proporciona maior resistência à torção. O desbaste em Hollow Ground é tradicionalmente um dos mais utilizados em facas de churrasco, esportivas e canivetes.

Os principais tipos de discos de desbaste são: o tipo tradicional, de espessura elevada e formato cônico e tipo flap, também chamado de disco de lixa ou disco de lixa flap, que também é um disco desenvolvido para o desbaste e possui formatos cônico e reto.

Esse material é utilizado em esmerilhadeiras elétricas, pneumáticas ou que têm bateria. Os discos de desbaste têm várias funções, como a remoção de imperfeições e defeitos das peças, de irregularidades, de pequenas rebarbas e também de acúmulo de material em determinadas superfícies.

Os de desbaste precisam trabalhar em ângulos de 30 graus, enquanto os de corte trabalham em 90 graus. Entre os discos abrasivos há ainda os discos de flap, cuja indicação é lixar materiais dos mais diversos, dar retoques a cordões de solda ou ainda remover rebarba e ferrugem de peças.

O óleo queimado possui como grande vantagem a sua capacidade de penetrar nas camadas mais profundas da madeiras, aumentando assim a sua eficiência. Recomenda-se a aplicação de três camadas do óleo na madeira, visando uma maior eficácia no combate aos cupins.