Qual é a diferença entre a ciência e a filosofia?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 1 de março de 2023
4.4 / 5 3 votos

A ciência envolve todo o conhecimento adquirido através do estudo baseado em princípios científicos. Já a filosofia questiona e problematiza a realidade que vivemos, coloca em dúvida os saberes estudados e obtidos, inclusive as produções científicas e as concepções que fundamentam os trabalhos científicos.

A ciência busca aprofundar sua base no método e na pesquisa enquanto a filosofia parte da indagação e na crítica filosófica. A religião se atém ao conhecimento teológico.

O conhecimento científico é baseado nas experimentações, com a finalidade de atestar a veracidade e a validade de uma hipótese. Já o conhecimento filosófico também possuindo um caráter racional e lógico, mas não requer a necessidade de comprovação científica.

Segundo ela, o termo “filosofia” deve sempre ser acompanhado por um genitivo que denote algum tipo de produto cultural humano (linguagem, ciência, religião, moral etc.). Sob essa interpretação, a filosofia seria então uma das ciências da cultura e, portanto, uma ciência em si.

A missão do filósofo é, a bem dizer, a segunda natureza do fato bruto. A ciência tenta agrupar fatos por meio de leis científicas; estas leis, mais que os fatos originais, são a matéria-prima da filosofia.

A diferença entre ciências e ciência se dá pelo fato de que o primeiro termo abrange uma maior área da ciência, já o termo ciência trata - se de uma ciências em específico. Dessa forma, no caso da biologia o termo ciências podem abranger todas as áreas da ciência da natureza por inteiro.

Enquanto as afirmações do senso comum partem de um conhecimento particular, que muitas vezes não pode ser validado se relacionado com outras pessoas, e estão vinculadas ao ponto de vista individual, a ciência pretende estabelecer um conhecimento geral a partir de experimentos que possam ser comprovados.

A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.

A palavra filosofia refere-se a algo geral, já filosofias é algo mais particular.

A filosofia nasceu com o objetivo de desenvolver uma consciência crítica sobre o mundo, encontrando respostas não mais baseadas na crença e na autoridade.

A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico. Outras vezes, utiliza-se de novas perspectivas próprias de cada pensador e de cada trabalho filosófico desenvolvido.

Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.

O conhecimento filosófico, desde a sua origem, é marcado por várias características, como a racionalidade, o questionamento, o uso de conceitos, a transmissão pelo diálogo, o desenvolvimento da reflexão crítica, entre outras.

Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo a leis que foram verificadas por métodos experimentais. A ciência baseia-se na regularidade, na previsão e no controle de fenômenos que podem ser observados.

A ciência, que até essa época estava interligada com a filosofia, separou-se para tornar-se um conhecimento mais prático, estruturado e fundamentado.