Qual é a diferença entre a câmara escura e a fotografia?

Perguntado por: afarias3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

A diferença é que as máquinas fotográficas capturam as imagens, ou seja, batem fotos. E dependendo do tamanho do furo, ou diafragma (lente), a imagem pode ficar nítida ou borrada. SUPERVISÃO DE UM ADULTO.

A câmera escura e, mais tarde, a própria fotografia, constituía a cristalização da percepção renascentista: uma pequena fenda na escuridão medieval que produzia nova concepção de imagem para o velho mundo europeu. A nova invenção veio para ficar. A Europa se viu aos poucos, substituída por sua imagem fotográfica.

A câmara escura de orifício é uma evidência direta de um dos princípios da óptica geométrica: o princípio da propagação retilínea da luz e da independência dos raios de luz. Ela consiste basicamente em uma caixa de paredes paralelas opacas e pintadas de preto.

O funcionamento da câmara escura é de natureza física. O princípio da propagação retilínea da luz permite que os raios luminosos que atingem o objeto e passem pelo orifício da câmara sejam projetados no anteparo na parede paralela ao orifício. Esta projeção produz uma imagem real invertida do objeto no anteparo.

O componente óptico da câmera é a lente. Essencialmente, uma lente é apenas um pedaço curvo de vidro ou plástico. Seu trabalho é captar os feixes de luz refletidos por um objeto e redirecioná-los de modo que venham a formar uma imagem real, que pareça exatamente com a cena na frente da lente.

Uma câmara escura (ou camara obscura) é uma das máquinas mais antigas e rudimentares feitas pelo homem, é a base de qualquer equipamento fotográfico e dos seus olhos, e reproduz um fenômeno ótico homônimo: o princípio da câmara escura.

A Câmara Escura foi a primeira grande descoberta da fotografia. É uma caixa composta por paredes opacas, que possui um orifício em um dos lados, e na parede paralela a este orifício, uma superfície fotossensível é colocada. O funcionamento da câmara escura é de natureza física.

Para fazer, basta ter uma caixa de sapato, lupa e papel cartão. Caixa de sapato, lupa e papel cartão podem virar uma câmera escura, o artifício óptico que deu origem à fotografia. O experimento, que surgiu na Idade Média, comprovou que é válido o princípio da propagação retilínea da luz.

Olhos vs Câmera Fotográfica: Comparação do Olho Humano a uma Câmera Digital. Nossos olhos são capazes de olhar ao redor de uma cena e se ajustar dinamicamente com base no assunto, enquanto as câmeras capturam uma única imagem estática.

As câmeras fotográficas e câmaras escuras possuem muitas semelhanças, pois partem do mesmo princípio. A diferença é que as máquinas fotográficas capturam as imagens, ou seja, batem fotos. E dependendo do tamanho do furo, ou diafragma (lente), a imagem pode ficar nítida ou borrada.

A fotografia é uma técnica que utiliza a luminosidade como base para a reprodução de imagens. Sendo assim, a luz é um elemento extremamente importante para a composição fotográfica. Foi na Antiguidade que os primeiros estudiosos observaram que ela fornecia possibilidades de representação de imagens.

A fotografia tirada pelo francês Joseph Nicéphore Niépce (1765 – 1833), em 1826, é considerada a primeira da história. Para obter esse resultado, o inventor posicionou uma folha de estanho coberta de betume durante oito horas seguidas na frente de uma janela. Ao final do processo, a imagem estava gravada na chapa.

  • Joseph Nicéphore Niépce
  • William Henry Fox Talbot
  • Louis Jacques Mandé Daguerre

Na Grécia Antiga, foi criado um aparelho chamado "câmera obscura", capaz de criar imagens invertidas. Ele é considerado o precursor das câmeras fotográficas. A autoria do dispositivo é comumente atribuída a Aristóteles. O aparelho foi sendo ajustado e usado por artistas e cientistas até a invenção da fotografia.