Qual é a diferença entre 1 ampere e 1 Coulomb?

Perguntado por: urebelo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Na elétrica, 1 ampere é o mesmo que 1 coulomb (C) por segundo; o coulomb é a unidade de medida para carga elétrica, equivalente a 6.2 milhões de elétrons.

1018 prótons (ou elétrons). Cargas de mesmo sinal se repelem. Cargas de sinais contrários se atraem.

O Ampère (A) é a unidade de medida que mede a quantidade de eletrões que formam uma corrente elétrica por segundo. Dessa forma, 1 A equivale a 1 C/s (coulomb/segundo). Quanto mais ampères, maior é a carga elétrica. Já o Ampère-hora (Ah) é a unidade de medida que indica a capacidade da bateria.

O Coulomb de carga elétrica é equivalente à quantidade de carga que é transportada por uma corrente elétrica de 1 ampere, durante o intervalo de tempo de 1 segundo. Portanto, dizemos que 1,0 C é equivalente a 1,0 A.

O coulomb (símbolo: C) é a unidade de carga elétrica no Sistema Internacional (SI). É, por definição, a carga elétrica transportada em 1 segundo por uma corrente de 1 ampere. Seu nome foi dado em homenagem a Charles de Coulomb.

Unidade de medida: Ampère
Portanto, 1 Ampère equivale ao fluxo de 6,242 x 1018 elétrons em um segundo passando por uma seção de um condutor.

Ainda é possível dizer que, de acordo com a 1ª Lei de Ohm, tensão e corrente estão amarrados, visto que: V = RI, ou seja, tensão = resistencia vezes corrente, ou ainda, 1 volt = 1 ohm vezes 1 ampère.

A fórmula da Lei de Coulomb é utilizada para calcular a força elétrica entre 2 cargas a partir da combinação da constante eletrostática (K), cujo valor no vácuo é 9.109 N.m²/C², pelas 2 cargas elétricas (q1 e q2) multiplicadas entre si e dividida pelo quadrado da distância entre as cargas, em metros (r).

ampère (A)

A corrente elétrica é uma grandeza escalar. Sua unidade de medida, segundo o Sistema Internacional de Unidades, é o ampère (A).

Os dois tipos de carga elétrica foram denominados: -carga negativa; -carga positiva. Conclui-se que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e as cargas de sinais opostos se atraem.

Usamos a medida Ampere (A) para medir a corrente elétrica. Essa corrente é gerada quando os elétrons de um átomo começam a se mover de um átomo para o outro de modo ordenado. A unidade Ampere é usada para medir quantos elétrons formam essa corrente por segundo.

Assim, quanto maior for o ampére da bateria, mais capacidade ela terá para atender as exigências de eletricidade do veículo, pois terá mais potência. Vale lembrar que quanto mais dispositivos eletrônicos e elétricos (ou seja, que demandem energia) o automóvel tiver, mais será exigido da bateria.

No Sistema Internacional, a unidade de carga elétrica é o Coulomb (C) em homenagem ao físico francês Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) pelas suas contribuições nos estudos da eletricidade.

Se liga só. No caso, é fornecido um total de 12 J para cada coulomb de carga.