Qual é a diferença do MAS PARA O MAIS?
Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento.
Quando usar Mas exemplos?
Como conjunção adversativa, o “mas” é utilizado quando o locutor quer expor uma ideia contrária a que foi dita anteriormente. Exemplo: Sou muito calmo, mas estou muito nervoso agora. Nesse caso, ela possui o mesmo sentido de: porém, todavia, contudo, entretanto, contanto que, etc.
Qual é o significado da palavra mas?
Significado de Mas
conjunção Contudo, todavia; indica oposição ou restrição de ideias: quero comprar o apartamento, mas não tenho dinheiro.
Onde se coloca o MAS?
O "mas" da frase é uma conjunção adversativa e, por isso, indica ideias opostas entre as orações. Quando exerce essa função, ele deve ser precedido de vírgula.
O que pode substituir a palavra mas?
Sinônimos de “mas”
Todavia; Entretanto; Ainda assim; Não obstante.
Como saber se a frase está correta?
O site Corretor ortográfico é uma forma simples e prática para corrigir trechos de textos. Nele, você copia e colar um texto de até 10 mil caracteres, clica no botão de verificação e pronto!
Quando usar a vírgula antes do MAS?
2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula.
Qual é o contrário de MAS?
Mais - advérbio de intensidade, antônimo: menos, diz respeito a quantidades.
Qual é a classificação de MAS?
A palavra "mas" é uma conjunção adversativa, possui o sentido de oposição. Já "mais" assume, em geral, a função de advérbio, significando em maior quantidade ou intensidade.
Qual a diferença entre onde é aonde?
Aonde ou onde: qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.
Quando não usar vírgula antes do MAS exemplos?
O uso da vírgula antes do mas é facultativo quando a conjunção mas assume um valor aditivo, podendo ser usada ou não a vírgula antes de mas: Ele não era só elegante mas também bem simpático. Meu sobrinho não só me enganou mas também roubou meu dinheiro. Não só a mãe mas também o pai ficaram desesperados com a situação.
Quando o MAS não tem vírgula?
OBS: Não é necessário usar vírgula depois do "mas" quando ele aparece de forma direta, ou seja, entre orações.
Pode usar Mas no início da frase?
Pode-se até dizer que essa conjunção fica elegante, talvez requintada, quando aparece no meio da oração (p. ex., “Ceder, porém, é preciso”), mas não que essa deva ser a regra. Quanto à segunda questão, de fato não convém iniciar parágrafo com porém, mas e senão, que são as adversativas por excelência.
O que significa a expressão mas também?
Indica adição; e até (geralmente antecedido por não só). Origem etimológica:latim magis, mais.
Como é que se escreve mais tarde?
Significado de mais tarde: O mesmo que depois, outra hora, não nesse momento. Como se escreve a palavra mais tarde? Porém, o Dicionário da Língua Portuguesa ...
Como se escreve é muito mais?
(1) Estes exercícios são muito mais difíceis do que os anteriores. (2) A tua terra fica muito mais longe do que a minha. A expressão muito mais pode ainda ocorrer na sequência de verbos, como em (3): (3) Pagámos muito mais do que deveríamos.
Estou cansado demais ou de mais?
A palavra demais é um advérbio, devendo ser empregada para expressar uma ideia de exagero. Observe os exemplos: Estou cansada, acho que trabalhei demais.
Foi longe demais ou de mais?
Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso. Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação.
É bom demais ou de mais?
Bom demais ou bom de mais: a forma correta é bom demais. Nada demais ou nada de mais: o correto é nada demais. Amor demais ou amor de mais: a maneira correta de escrever é amor demais. Cedo demais ou certo de mais: o correto é escrever cedo demais.