Qual é a diferença de Windows e Linux?

Perguntado por: omarinho . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O Linux é um sistema operacional de código aberto e é gratuito para uso pessoal e comercial. Por outro lado, o Windows é um sistema operacional proprietário e requer uma licença paga para uso comercial.

Eles têm somente uma coisa em comum, o Linux e Windows são sistemas operacionais que podem ser usados em computadores domésticos, empresas ou servidores.

Não é mentira afirmar que sistemas Linux sofrem menos ataques. Só no primeiro trimestre de 2021, 83.45% dos ataques de malware foram feitos contra sistemas Windows. Eles são, de longe, os sistemas operacionais mais afetados por malware em PC.

O Sistema Linux é considerado extremamente robusto e estável. Ele pode suportar grande carga de trabalho sem falhar, e um servidor Linux pode permanecer em funcionamento por meses ou anos, sem precisar ser reiniciado uma única vez.

Mas porque o Linux é gratuito? Linus Torvalds, quando desenvolveu o Linux, não tinha a inteção de ganhar dinheiro e sim fazer um sistema para seu uso pessoal, que atendesse suas necessidades. O estilo de desenvolvimento que foi adotado foi o de ajuda coletiva.

De acordo com os dados da empresa de estatísticas digitais, StatCounter, o Windows é o líder absoluto entre os usuários de Desktops. O sistema operacional da Microsoft domina 82,68% desse mercado.

Linux é mais seguro porque todo software livre possui um código sob permanente escrutínio por programadores no mundo inteiro, o que torna possível que vulnerabilidades sejam sanadas na mesma velocidade com que surgem, ao contrário de código proprietário.

Provavelmente, a maior diferença entre o Windows e o Linux, é que no Linux você tem acesso completo ao código fonte. Isso ocorre porque o Linux está sob a GNU Public License (GPL), e todos os usuários, de todos os tipos, podem acessar (e alterar) o código do kernel do sistema.

O Windows é amplamente utilizado e é conhecido por sua facilidade de uso, ampla disponibilidade de softwares e suporte aos mais diversos tipos de hardware. Por outro lado, o Linux é conhecido por sua flexibilidade, segurança e privacidade, além de ser uma opção mais econômica para empresas e usuários avançados.

Os usuários estão se tornando menos dependentes de softwares e mais dependentes da web. Se você precisa de toda a sua capacidade de processamento ocupada com o sistema operacional, ou você quer apenas algo com uma pegada mais leve, permitindo que você continue com seu trabalho e tempo de jogo, o Linux é uma boa opção.

Desvantagens Do Linux. Não tem muitos programas e jogos 3D como tem no Windows. Não tem muita facilidade de uso,a não ser pelo gerenciador de pacotes synaptic(que facilita a vida do usuário). A maioria dos jogos do Windows deveriam ser portados para Linux.

Linux: a melhor alternativa ao Windows
Você provavelmente já ouviu falar do Ubuntu, ou de sua alternativa funcional, o Linux Mint. Ambos estão entre as opções mais populares. Em suma, o Linux é a alternativa gratuita número um ao Windows pela simples razão de ser incrível.

Linux pode pegar vírus, sim, apesar de ser pouco comum. O motivo disso é que a estrutura de arquivos dos sistemas Linux é pouco suscetível à propagação de um vírus. É mais difícil um vírus rodar numa máquina Linux do que no Windows, por exemplo.

Isso se deve principalmente ao fato que o Linux, que é baseado no Unix, foi projetado do zero para ser um sistema operacional multiusuário. Apenas o administrador, ou usuário root, tem privilégios administrativos, e poucos usuários e aplicações têm permissão para acessar o kernel ou outros usuários e aplicações.

O openSUSE é um sistema operacional baseado no núcleo Linux, desenvolvido pela comunidade openSUSE de forma gratuita.

Agora, com as alternativas Word, PowerPoint e OneNote em breve, você poderá aproveitar a experiência do Office em sua área de trabalho Linux, antes de ser lançado no início de 2020.