Qual é a diferença de ouvir e escutar?

Perguntado por: aveiga8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Ouvir é um processo mecânico referente ao sentido da audição, é além de sua vontade, a não ser que tape os ouvidos. Já escutar é uma ação que depende da sua vontade em prestar atenção, tentar entender o que está sendo dito, refletir, e, depois de assimilado o conteúdo, concordar ou não.

Ouvir é a ação de receber sons e ruídos através da audição, ou seja, tudo aquilo que o ouvido capta. Escutar, por outro lado, é o ato de prestar atenção naquilo que se ouve.

O termo “ouvir” se refere apenas à audição, ou seja, à captação de sons pelo ouvido. Somente “ouvir” algo não significa que a informação foi entendida. Já “escutar” se trata de compreender aquilo que se ouve, obter maior interação com o que é transmitido pelo som e conseguir interpretar tal conteúdo.

Portanto, a diferença entre ouvir e escutar é o que acontece após o indivíduo receber o som. Ele está ouvindo quando há pouca interação, e escutando quando está prestando atenção ao que é emitido.

Ouvir é o processo natural do ser humano, chamado também de audição. Contudo, osseres humanos podem ouvir tudo ao seu redor e não prestar atenção. Mas, escutar, tem a ver com atenção. O ato de ouvir é automático, podendo até um som diferente nos distrair e perder a atenção na conversa.

Primeira coisa que o nosso coração precisa saber é escutar, acima de tudo, saber escutar a Deus, por isso que a ordem é sempre essa: “ouvir minha voz, a voz do Senhor”.

Ouvir é, sobretudo, assimilar, trazer para dentro de si, deixar se provocar e reagir ao que foi falado. Não existe nada mais sublime para uma vida espiritual, uma vida mística, de relacionamento com Deus, do que ter a capacidade de escutá-Lo e deixar que Ele fale ao nosso coração.

Por Que a “A Fé Vem Pelo Ouvir, e o Ouvir Pela Palavra de Deus”? A declaração “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” significa que a mensagem do Evangelho de Cristo precede a genuína fé salvadora. Essa frase também esclarece de forma muito objetiva que ninguém pode ser salvo à parte da obra de Cristo.

Perceber sons com o ouvido: 1 escutar, perceber, entender, sentir.

Ouvir com atenção: 2 atentar. Obedecer a um conselho, ordem ou advertência: 3 acatar, atender, obedecer, observar, seguir.

Etimologicamente, segundo o dicionário Houaiss, ouvir vem do latim audio ou ainda da variante audire, que é “ouvir através de uma fonte”. Escutar vem do latim auscultare, que significa “ouvir com atenção” e que também deu origem à palavra auscultar, muito usada na medicina.

São elas:

  • Ouvir de forma apreciativa. Ouvintes que se enquadram nesse estilo ouvem pelo prazer da experiência de ouvir. ...
  • Ouvir de forma empática. ...
  • Ouvir de forma investigativa. ...
  • Ouvir de forma seletiva. ...
  • Ouvir de forma avaliadora.

As pessoas empregam a palavra em exemplos como o seguinte: “Nunca tinha ouvisto falar disso”. Percebam que aqui ocorre uma mistura dos verbos “ouvir” e “falar”. Mas OUVISTO não existe, leitores. O correto seria usar “Nunca tinha OUVIDO falar disso” ou “Nunca tinha VISTO isso antes”.

Escutado vem do verbo escutar. O mesmo que: ouvido, percebido, sentido, atentado, observado, espiado, espionado, espreitado, auscultado.