Qual a diferença entre Golfo e refluxo?

Perguntado por: rdantas3 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

O Portal Alô Mãe explica que o refluxo é, geralmente, líquido, pois o leite mamado não passou pela digestão. Já o golfo, que é fisiológico/normal, é o retorno de pequena quantidade de um conteúdo por vezes pastoso (semelhante a uma coalhada).

O bebê, em geral, apresenta irritabilidade intensa após as mamadas, pode ter dor na região do abdômen, como cólicas, assim como dificuldade em dormir ou em se alimentar. Quando acontecem vômitos, pode sentir irritação na garganta, tosse crônica, engasgos e até mesmo pausas respiratórias.

O vômito vem acompanhado de náuseas, sudorese, mal-estar e até febre. Cabe investigar as causas com o pediatra. Refluxo: é quando a válvula do esôfago não funciona bem. Nesses casos, o leite volta do estômago para o esôfago causando desconforto e dor.

Se o recém-nascido golfa a cada mamada, ele pode estar comendo mais do que aguenta. Tente dar menos fórmula ou amamentá-lo por menos tempo e veja se ele está satisfeito. Se o seu bebê regurgita enquanto dorme, tente elevar sua cabeça no berço.

Quando devo me preocupar com o golfo do bebê
Além disso, é preciso estar atento se mais algum sintoma está acompanhando o golfo do bebê, como dificuldade para ganhar peso, falta de apetite, irritação, choro excessivo, soluços, dificuldade para respirar, inquietação na hora de amamentar.

Com a imaturidade, o esfíncter relaxa e não faz seu trabalho. Por isso, o retorno de um pouco de leite após a mamada, quando o bebê arrota, ou mesmo um tempo depois em forma de “queijinho” é normal. Trata-se de um tipo de refluxo fisiológico, ou apenas regurgitação, que acontece em algumas ou todas as mamadas.

O refluxo em bebê acontece porque o esfíncter esofágico inferior (que é o anel entre o esófago e estômago) pode ainda não estar bem formado. Por isso, esse anel pode permanecer aberto depois que a criança mama, permitindo que o que está no estômago volte e seja regurgitado.

Para acabar de vez com esse mistério, a resposta é que mesmo os bebês recém-nascidos conseguem mover o pescoço para os lados, então em um eventual episódio de vômito é instintivo que eles virem o pescoço, deixando escorrer o vômito mesmo que estejam dormindo.

Considera-se que certos alimentos podem ter algum efeito no refluxo da criança: produtos lácteos, cafeína, pimentas, gordurosos e as comidas ácidas. Se quiser fazer regime, consulte sempre o seu médico.

No entanto, nem todas as crianças deixam de ganhar peso devido ao fato de vomitar com maior frequência. Muitas são até “gordinhas” mesmo vomitando bastante. Na verdade, o vômito é um reflexo da criança colocar o alimento para fora e, normalmente, quando vomita mais, tem fome e mama mais (volume ou mais vezes).

Quando o golfo pode ser um problema
Golfar passa a ser um problema a partir dos oito meses até um ano de idade. Nesse período, o bebê já tem uma alimentação mais sólida ou pastosa, sendo mais difícil regurgitar. Além disso, é preciso observar se além do refluxo, também há outros sintomas que acompanham o pequeno.

SINAIS E SINTOMAS DO REFLUXO
Recusar alimentos ou engasgar. Soluços ou tosse persistentes. Choro ou choro excessivo durante a alimentação. Infecções de ouvido frequentes.

São elas: evitar balançá-los; não vestir roupas que apertem suas barrigas; não deixar chorarem por muito tempo; botar um calço de 10 cm para manter a cabeceira do berço elevada cerca de 30 graus; ter uma boa posição durante as mamadas para prevenir a entrada de ar pela boca; e, após terminar, deixá-los no colo, na ...

- Depois de mamar mantenha o bebê no seu colo e em posição ereta para arrotar. Se o bebê não arrotar depois de 10-15 minutos, pode ser colocado novamente no berço para dormir. Recém-nascidos dormem bastante, principalmente logo após a mamada. Esse intervalo é o momento ideal para a mãe relaxar, dormir ou alimentar-se.

Golfada ou refluxo fisiológico
A regurgitação do leite, a que chamamos comumente de golfada, não é um vômito do bebê. Isso acontece por causa da imaturidade do esfíncter esofagiano, ou seja, é uma causa fisiológica.

"Caso o bebê dormiu e não arrotou, a gente prega que o bebê seja deitado de lado, garantindo que, se ele se virar, fique de barriga para cima. Eles nunca devem dormir de barriga para baixo, assim teremos risco maior de asfixia e morte súbita", explica o pediatra João Paulo Weiand. Dispositivo não suportado.

O Portal Alô Mãe explica que o refluxo é, geralmente, líquido, pois o leite mamado não passou pela digestão. Já o golfo, que é fisiológico/normal, é o retorno de pequena quantidade de um conteúdo por vezes pastoso (semelhante a uma coalhada).

O bebé parece saciado após cada mamada (fica relaxado e tranquilo, podendo mesmo adormecer durante ou logo após a mamada e a sucção fica mais lenta, acabando por se desinteressar da mama);