Qual é a diferença de estratégia e estratégica?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Estratégia pode ser resumida como a definição do objetivo maior da empresa. Já o planejamento estratégico pode ser explicado como o conjunto de ações a serem tomadas para que os resultados sejam atingidos.

Se a estratégia é o plano de ação que leva você aonde quer chegar, a tática consiste nas etapas e ações individuais que levarão até lá. Num contexto empresarial, a tática diz respeito às ações específicas que as equipes tomam para implementar as iniciativas delineadas na estratégia.

1 plano, tática, técnica, meio, método, sistema, processo, procedimento, critério, planejamento, parâmetro, estratégica. Exemplo: Aprendi uma nova estratégia para me concentrar durante o trabalho.

Assim, na empresa, o Plano de Ação Estratégica é um documento que deve existir sinalizando a direção, as intenções e as ações que devem ser executadas tendo em vista o cenário presente, as oportunidades e as ameaças para poder construir o cenário futuro desejado.

Por assim dizer, agir estrategicamente é não só ter uma visão de longo prazo da organização como um todo, mas como também entender que para alcançar a posição almejada é preciso estar preparado para ultrapassar obstáculos, de maneira que todos devem estar envolvidos neste processo contínuo de aperfeiçoamento, onde ...

Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano.

Principais tipos de estratégia organizacional

  • Estratégias de crescimento. As estratégias de crescimento visam aumentar a escala, o alcance e o impacto de uma empresa no mercado, e geralmente estão entre as mais utilizadas pelas empresas. ...
  • Estratégias de inovação. ...
  • Estratégias de sustentabilidade. ...
  • Estratégias competitivas.

O controle estratégico deve reunir informações internas e externas à empresa, capacitando-a a controlar a consecução dos objetivos estratégicos, através de um conjunto de medidas não exclusivamente financeiras.

Dependendo do que foi diagnosticado com base na análise inicial, os gestores podem optar por seguir pelo menos 4 tipos de estratégias: sobrevivência, crescimento, manutenção e desenvolvimento. Estratégia de sobrevivência: deve ser utilizada quando a empresa tem muitos pontos fracos e ameaças externas.

Miles e Snow estabelecem quatro tipos de estratégias competitivas: defensiva, prospectora, analítica e reativa.

As estratégias empresariais de crescimento são aquelas voltadas ao aumento da capacidade produtiva, aumento do lucro, vendas e participação de mercado. O foco é aproveitar situações favoráveis da sua área de atuação e transformá-las em oportunidades de negócio e aumento do valor da empresa.

A estratégia é um conceito fundamental em qualquer empreendimento ou organização. Ela é responsável por definir a direção que uma pessoa, equipe ou organização deve seguir, com base em suas metas e objetivos de longo prazo. Uma estratégia bem definida pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Dicas de como traçar estratégias efetivas

  1. Fragmente o seu objetivo em partes. ...
  2. Recompense a si mesmo. ...
  3. Analise as oportunidades e ameaças. ...
  4. Analise seus pontos fortes e pontos fracos. ...
  5. Saiba aceitar ajuda. ...
  6. Mantenha a sua motivação. ...
  7. Mensure os resultados. ...
  8. Tenha sempre novos planos.

Formulação da Estratégia e suas 6 etapas principais

  1. Definição de objectivos empresariais. ...
  2. Avaliando o Ambiente Organizacional. ...
  3. Definição de metas quantitativas. ...
  4. Visando em contexto com os planos da divisão. ...
  5. Análise de Desempenho. ...
  6. Escolha da estratégia.