Qual é a diferença de efeito sistémico e efeito local?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

A via oral pode ser utilizada para um efeito local (trato gastrointestinal) ou sistêmico (após ser absorvida pela mucosa do intestino e atingir o sangue).

3.3 AÇÃO DOS MEDICAMENTOS:
Os medicamentos agem no organismo vivo sob várias maneiras, produzindo efeito ou ação. 3.3.1 Ação Local: Aquele que exerce seu efeito no local da aplicação, sem passar pela corrente sanguínea (pomadas e colírios).

Tratamentos sistémicos são aqueles que são administrados por via oral na forma de comprimidos ou xaropes, ou aqueles que são injetados sob a pele (por via subcutânea), no músculo (por via intramuscular) ou nas veias (por via intravenosa). Estes tratamentos são indicados para o controle da psoríase moderada e intensa.

Tópica: efeito local; a substância é aplicada diretamente onde se deseja a sua ação (o fármaco é exposto sobre a pele). Enteral: efeito sistêmico (não-local); recebe-se a substância via trato digestivo.

No que tange as Constelações, os Princípios Sistêmicos seguem a ordem que existe na natureza, "as leis da natureza, leis da vida". Bert Hellinger ensinou sobre os três Princípios Sistêmicos: Pertencimento, Compensação e Ordem.

# LOCAL: agem no local de aplicação; # GERAL ou SISTÊMICA: circulam na corrente sanguínea e seu efeito atinge determinados órgãos, tecidos ou todo o organismo. Uma as principais funções da equipe de Enfermagem no cuidado aos pacientes é a administração de medicamentos.

A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo; é sua porta de entrada. Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras.

Qual a diferença entre via intravenosa e endovenosa? Na verdade, os termos são sinônimos, pois ambos descrevem a aplicação de um composto diretamente na veia do paciente. Ou seja, não há diferença real entre via intravenosa e endovenosa.

Conheça um pouco mais sobre algumas das vias de administração de medicamentos que podem ser adotados pelo enfermeiro:

  • Via oral. ...
  • Vias de administração de medicamentos parenterais. ...
  • Via sublingual. ...
  • Via retal. ...
  • Via ocular. ...
  • Via otológica. ...
  • Via cutânea. ...
  • Via transdérmica.

Alguns medicamentos são administrados diretamente na área onde sua ação é necessária. Por exemplo, colírios são colocados diretamente nos olhos. Os medicamentos, então, interagem com as células ou tecidos nos quais eles produzem seus efeitos desejados (locais alvo).

Aqueles têm ação etiotrófica, isto é, atuam diretamente sobre o agente causal da doença; estes atuam produzindo analgesia e hipotermia. 2) Sinergismo - quando um medicamento intensifica os efeitos de outro.

Ação Local
O medicamento age no local onde foi colocado. Por exemplo, um creme antialérgico, um enxaguatório bucal ou um colírio.

Além desse critério de aplicação e de dosagem outro acidente a ser evitado é o extravasamento do medicamento para fora da veia. Normalmente isso causa muita dor no local e pode inclusive necrosar a pele dependendo da substancia que esta sendo aplicada (principalmente com a quimioterapia).

Via endovenosa: a administração ocorre diretamente na corrente sanguínea, promovendo rápida absorção.

Via enteral, em que o medicamento é recebido e absorvido no intestino, passa à corrente sanguínea e tem efeito sistêmico (em todo o organismo). Nessa via, o medicamento pode ser introduzido no organismo pela boca (oral) ou pelo ânus .

A aplicação de medicamentos pode ser feita, basicamente, por três vias, quais sejam: oral, sublingual e parenteral.

A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias: Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)

A abordagem sistêmica (systems approach) prioriza a estrutura, as inter-relações e a dinâmica dos sistemas, em vez do detalhamento dos seus elementos, para entender como se conformam certos padrões e comportamentos agregados, como os observados em populações humanas.