Qual é a diferença de bíceps e tríceps?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

O bíceps é o musculo que fica na parte frontal dos braços. Aquela "bolinha" que aparece quando fazemos a famosa pose do "muque". No entanto, ele não é nem de perto a maior musculatura dos braços. Esse papel é ocupado pelo tríceps, que fica na região posterior do corpo e é responsável por dar mais volume aos braços.

A maioria das pessoas dá muito mais atenção ao bíceps do que ao tríceps, mas isso é um erro: o tríceps é essencial para um braço de respeito! O tríceps é o “herói oculto” dos músculos do braço. Ele é sempre preterido pelo bíceps e acaba ficando em segundo plano quando o assunto é ter braço gigante.

O tríceps braquial insere-se na extremidade proximal do olécrano e fáscia do antebraço. Tem a função de estender o antebraço e resistir à luxação do úmero durante a abdução. O Ancôneo origina-se no epicôndilo lateral do úmero; insere-se na face lateral do olécrano e parte superior da face posterior ulnar.

O tríceps é um músculo que compõe 60% do braço, o dobro do bíceps, e está localizado na região de trás do membro, sendo muito importante para a auxiliar a estabilização da articulação dos ombros e cotovelos. Por esse motivo, é muito importante manter o tríceps fortalecido e tonificado.

tríceps

1 - Não adianta treinar só bíceps
No entanto, ele não é nem de perto a maior musculatura dos braços. Esse papel é ocupado pelo tríceps, que fica na região posterior do corpo e é responsável por dar mais volume aos braços. Portanto, dar atenção para os dois músculos é fundamental.

Ao treinar ambos no mesmo dia, você maximiza seu tempo na academia enquanto gera volume e intensidade potencialmente maiores do que quando os treinamos separadamente. Por isso não é incomum que depois de um treino de peito pesado, usando exercícios compostos, o seu tríceps estará cansado.

O objetivo deve ser evitar treinar repetidamente os mesmos grupos musculares em dias subsequentes. Isso porque, como é sabido, treinar dessa maneira pode, ao contrário do que se pode pensar, atrapalhar no ganho de massa, causando o chamado overtraining (momento em que a musculatura chega a exaustão).

Para quem acha que não vai conseguir obter resultados visíveis, aí vai um “empurrãozinho”: “qualquer pessoa consegue ter os braços definidos com treino adequado, descanso e uma boa alimentação. De oito a 12 semanas já consegue ver resultados”, disse o professor de musculação Bruno Bianchi.

Afinal, é recomendado treinar bíceps todo dia ? O problema de exagerar no exercício é que o esforço pode ter o efeito contrário e prejudicar o desenvolvimento do músculo. Isso acontece porque todo grupo muscular precisa de 48 horas de descanso entre os treinos. Isso vale para as pernas, costas e também para o bíceps.

Para quem pratica atividades físicas aeróbicas como corrida e natação, treinar bíceps e tríceps ajuda muito a aumentar a estabilidade do corpo. Aquele impulso no final da maratona pode ser ajudado com braços e tronco resistentes, assim como o equilíbrio ao longo de toda a corrida.

O treino de bíceps é um dos principais músculos presentes nos membros superiores. Além de aumentar o volume muscular, deixando-o com a aparência de mais forte, ele contribui para a realização dos movimentos do dia a dia.

Treinar o tríceps é fundamental. Esportes como natação, basquete, vôlei, lançamento de peso – e por aí vai – exigem muito da extensão do cotovelo que é o movimento principal do desse músculo.

coxa

O maior músculo do corpo humano é o da coxa, com comprimento de até meio metro. Por outro lado, o menor músculo é o que está localizado entre as vértebras, medindo cerca de 1 cm. O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos.

O músculo bíceps braquial é um dos músculos do braço responsável principalmente pela supinação do antebraço, mas também pela flexão do cotovelo. Ele possui duas origens no ombro e uma inserção única na região do cotovelo.

O músculo tríceps braquial é geralmente chamado de "tríceps". Entretanto, o termo "tríceps" (em Latim significa "três cabeças") pode ser usado para qualquer músculo que possua três origens.

tríceps

O tríceps, ou o famoso músculo do “tchau”, é a parte do corpo que as pessoas sonham em definir, aumentar ou perder gordurinhas indesejadas que insistem em ficar concentradas na região.

Como melhorar seu treino de tríceps e conseguir resultados...

  1. Foque na técnica. ...
  2. Faça exercícios com os halteres. ...
  3. Estimule o bombeamento do sangue. ...
  4. Diversifique o seu treino de tríceps. ...
  5. Faça mais repetições de exercícios. ...
  6. Tenha cuidado com as articulações.

3 dicas para seu tríceps crescer mais rapidamente

  1. 1 - Mais técnica, menos força. Para crescer seu tríceps o segredo está na execução. ...
  2. 2 - Aumento de repetições. ...
  3. 3 - Trabalhe com halteres. ...
  4. 1 - Tríceps no cross com corda. ...
  5. 2 - Testa com halteres. ...
  6. 3 - Paralelas.