Qual é à diferença de amostra e amostragem?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

A amostra é uma parte do universo ou população escolhido de forma a representar o mais fielmente possível o grupo inteiro. A finalidade da amostragem é fazer generalizações sobre um universo ou uma população grandes sem precisar examinar todos os componentes do grupo.

O que é Amostragem? A amostragem é o processo de seleção de determinados membros ou um subconjunto da população para fazer inferências estatísticas a partir deles e estimar características de toda a população.

A amostragem é o processo de selecionar um grupo de indivíduos de uma população, a fim de estudar e caracterizar a população total. A ideia é bastante simples. Imagine que você quer saber uma informação sobre um universo ou população, por exemplo, qual a porcentagem de fumantes no México.

Nesse cenário, os principais tipos de amostragem são:

  • aleatória simples;
  • sistemática;
  • conglomerada;
  • estratificada.

Em resumo, o processo da amostragem compreende três etapas principais: Coleta da amostra bruta; Preparação da amostra de laboratório; Preparação da amostra para análise.

Os tipos de amostragem podem ser caracterizados em dois métodos distintos:

  • Amostragem probabilística. A amostragem probabilística é um método de derivação de uma amostra em que os objetos amostrais são selecionados de uma população com base na teoria da probabilidade. ...
  • Amostragem não-probabilística.

Em estatística e metodologia da pesquisa quantitativa, uma amostra é um conjunto de dados coletados e/ou selecionados de uma população estatística por um procedimento definido. Os elementos de uma amostra são conhecidos como pontos amostrais, unidades amostrais ou observações.

Existem vários tipos de amostragem. A amostragem probabilística é a mais indicada quando se deseja fazer generalizações dos resultados. Há situações em que apenas técnicas não-probabilísticas são possíveis.

A amostragem é comumente usada por pesquisadores, pois através dela eles conseguem colher informações úteis sem precisar pesquisar toda a população—o que seria praticamente impossível, não é mesmo? Além disso, é um método mais conveniente, cômodo e econômico.

Tipos de amostragem não-probabilísticas

  • Amostra por conveniência.
  • Amostra por julgamento.
  • Amostra por cotas.
  • Amostra bola de neve.
  • Amostra desproporcional.

Por que devo obter uma amostragem? Trabalhar com uma amostra para pesquisas é um método eficiente de conduzir projetos, pois, na maioria dos casos, é impossível ou muito caro e demorado pesquisar toda a população. Portanto, a amostragem para pesquisas fornece insights que podem ser aplicados a toda a população.

Etapas para selecionar uma amostra aleatória simples
Identificar um quadro de amostragem atual da população-alvo ou desenvolva um novo. Avaliar o quadro de amostragem para a falta de cobertura, cobertura excessiva, cobertura múltipla e agrupação. Determinar um número único para cada elemento da trama.

O critério para definir o perfil da amostragem da pesquisa pode ser baseado em características demográficas como idade, sexo e classe social, assim como em características atitudinais de comportamento de consumo, por exemplo.

Na pesquisa qualitativa, a amostra não é uma representação da população, mas uma seleção de casos capaz de oferecer informações relevantes.

Uma amostra probabilística é composta pelo grupo de pessoas que vão participar e responder a sua pesquisa. Por exemplo, ao uma pesquisa de mercado online, todos que receberem e completarem o questionário são a sua amostra probabilística. Já em uma com um grupo focal, os participantes serão a amostra.

Etapas para realizar uma pesquisa por amostra

  1. - Defina o objeto da investigação.
  2. - Determine a “população” pesquisada.
  3. -Escolha a amostra a ser pesquisada.
  4. -Design do Questionário.
  5. - Teste a pesquisa antes de enviá-la.
  6. - Compartilhe os resultados da pesquisa.

Amostra de laboratório normalmente é obtida através da redução em tamanho da amostra bruta para uma quantidade de material homogêneo. Para obter uma amostra bruta representativa, um número de partículas (N) dever amostrado.