Qual é a diferença da vara e do cajado?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 14 votos

Nesse sentido, a vara era o principal instrumento de proteção. Já a palavra “cajado” traduz um vocábulo hebraico que significa “apoio” ou “suporte” e se refere ao cajado usado pelo pastor como auxílio para caminhar e também como instrumento para orientar as ovelhas.

A função do cajado dos pastores tem óbvias ressonâncias na função actual do bispo: atrair e orientar as ovelhas e atacar e ferir o lobo. Por outras palavras: orientar espiritualmente os fiéis e guardá-los dos perigos. Estas duas funções estão representadas no báculo.

O cajado, ou o tau, com a serpente enrolada veio a ser o símbolo da medicina. Este símbolo foi, contudo, ligado a um filho de Apolo com a mulher Coronis, filho este que se chamou Asclépio, o qual era um semideus, mas que foi adorado como se deus fosse.

A vara tem sua origem na fasces da Roma Antiga. Fasces era uma espécie de bastão utilizado para abrir caminho na multidão para dar passagem aos magistrados. Com o tempo passou a ser uma insígnia do juiz, o que fazia com que a população o reconhecesse e o respeitasse como autoridade.

1. Haste de árvore ou de arbusto. 2. Pau comprido e fino.

O uso da vara transmite sabedoria.
A vara da correção traz sabedoria para a criança. Ela humilha o coração da criança e expulsa a estultícia que está ligada a ela. A Bíblia explica desta forma: “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe” (Pv.

Moisés

Para provar que diz a verdade, Moisés joga seu cajado no chão, que se transforma em serpente, deixando todos maravilhados. Moisés vai até a cobra e a pega pela cauda e a serpente novamente se transforma em cajado.

Êxodo 4:17 Toma, pois, esse cajado em tua mão: é com ele que irás realizar os sinais miraculosos!” Toma, pois, esse cajado em tua mão: é com ele que irás realizar os sinais miraculosos!”

Um báculo, em sentido lato, é um tipo de cajado usado pelos pastores para se apoiarem ao andar e para conduzirem o gado.

Significado de Báculo
substantivo masculino [Religião] Cajado episcopal, com a ponta em forma de arco, usado por bispos ou outras denominações católicas.

O báculo é uma insígnia episcopal mais importante do que a mitra, porque é sinal da função pastoral do bispo. O Cerimonial dos Bispos diz que, ao iniciar-se a procissão de entrada para a celebração da missa, depois do bispo ter imposto o incenso no turíbulo, “recebe do ministro o báculo”.

Vara da Fazenda Pública; Vara Cível; Vara da família; Vara criminal.

Varas – A vara judiciária é o local ou repartição que corresponde a lotação de um juiz, onde o magistrado efetua suas atividades. Em comarcas pequenas, a única vara recebe todos os assuntos relativos à Justiça.

Você sabe o porquê se chama “vara” o lugar onde o juiz trabalha? A vara tem sua origem na fasces da Roma Antiga, de origem Etrusca. Fasces era uma espécie de bastão utilizado para abrir caminho na multidão para dar passagem aos magistrados.

2,96 metros

Vara era uma unidade de medida de comprimento antiga, utilizada em vários países até à introdução do sistema métrico. Foi utilizada no Império Romano, chamada Pertica, valia 10 pés de comprimento, equivalente a 2,96 metros aproximadamente.