Qual é a desvantagem do Onix?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 4 de abril de 2023
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No caso do Chevrolet Onix com motor 1.0 flex, um dos relatos mais recorrentes é de que o modelo supostamente perde pressão no pedal de freio, fazendo com que ele ficasse “duro”, principalmente durante as manobras. Por conta disso, a primeira sensação do condutor era de que o carro tivesse morrido.

O Onix também aproveita melhor o seu espaço interno. Ele até é um pouco maior do que o HB20, mas o principal benefício é aproveitar melhor aquele espaço para gerar mais conforto. Por fim, o carro apresenta itens de série que os rivais não têm, como internet a bordo e 6 airbags nas versões mais caras.

Além da economia de combustível, o carro onix ganha em desempenho e eficiência, especialmente em baixos giros. As versões com o câmbio automático de seis marchas, existentes desde a primeira geração, combinaram muito bem com o novo propulsor. E não é à toa que as versões turbinadas são as que mais vendem na gama onix!

Isolamento acústico
Além do barulho do motor propriamente dito, até mesmo o ruído do vento, especialmente nos trechos em rodovias, foi demasiadamente alto para os ocupantes. Isso acabou se tornando algo incômodo em alguns instantes, tirando um pouco o brilho da boa experiência com o carro da GM.

Chevrolet Onix – confira detalhes dos seus defeitos

  • Ar-condicionado ineficiente.
  • Ausência do filtro de ar-condicionado.
  • Barulhos internos diversos.
  • Motor desliga sozinho em movimento.
  • Pedal de freio com perda de pressão.
  • Ruído na direção hidráulica.
  • Ruído no banco traseiro.

Sendo que esses motores possuem histórico de durabilidade em torno de 250.000km...

Manutenção do Chevrolet Onix
O proprietário de um Onix 1.4 2019 precisa desembolsar R$ 3.216 com os custos de revisões até os 50.000 km do modelo. Já no caso dos carros de 2ª geração, o proprietário de um Onix 2020 com o motor 1.0 turbo precisa desembolsar R$ 3.328 apenas com os custos das revisões até os 50.000 km.

Levando em consideração as médias do Inmetro, o Onix LT faz 13,3 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada, ambos com gasolina no tanque.

Com revisões a cada 10.000 km, o Onix com motor 1.0 aspirado terá um custo de R$ 4.216 até rodar 60.000 km, com a revisão mais cara nesse período sendo a de 40.000 km (R$ 896 parcelados em 4 vezes no cartão de crédito).

O Joy tem uma história engraçada, que até chegarmos a sua extinção, precisamos contextualizar um pouco vocês, o Onix Joy saiu de linha no mercado brasileiro ali entre o final de 2021 a 2022, a grande razão desse ocorrido, é pelo fato do carro não se adequar mais as normas de emissão de gases.

1. LTZ 1.0: R$ 65.790. A versão LTZ é a intermediária do novo Onix e com melhor custo-benefício.

1.0 econômico
Pelos números antigos do Inmetro, o Onix LT 1.0 fazia 13,9 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada com gasolina, mas na linha 2023 esse número caiu um pouco e foi para 13,3 km/l e 16,6 km/l, respectivamente.

É importante deixar bem claro que há uma diferença entre alguns modelos de Onix. O Onix LT utiliza um tipo de kit de vidro elétrico (com botões na porta), enquanto o Onix Joy utiliza peças diferentes (botões no console), veja aqui o kit de vidro elétrico do Onix Joy.

O Chevrolet Onix, lançado e submetido aos primeiros testes em 2012, foi aprovado com três (das cinco possíveis) estrelas. Mas, testado em 2017, foi reprovado: nenhuma estrela. Mudou o carro? Não: o LatinNCAP mudou seus protocolos, tornando-os mais rigorosos e incluindo teste de impacto lateral.

Chevrolet Onix LT 2021 pega fogo na Bahia e reacende polêmica sobre recall do modelo.

A melhor cor para o Onix LTZ é o azul, pode ter certeza.

A troca da correia dentada do motor deve ser feita quando o veículo completar 40 mil quilômetros. Caso o carro seja bem cuidado pode ser que a troca amplie-se para os 50 mil. O período de troca também pode ser mensurado pelo tempo: cerca de 5 anos para realizar a manutenção.

Motorização, consumo e desempenho
Esta versão entrega 82 cv de potência com etanol e 78 cv com gasolina a 6.400 rpm com torque máximo de 10,6 kgf. m (E) e 9,6 kgf. m (G) a 4.100 rpm. A velocidade máxima do Onix 2023 LT chega a 170 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos.