Qual é a derivação de infeliz?

Perguntado por: asantos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

Assim, a palavra derivada resulta do processo de formação de palavras chamado de “derivação”, como é o caso do vocábulo “infeliz”, produto do acréscimo do prefixo “in-” à palavra primitiva “feliz”, em um processo particular de derivação, isto é, a derivação prefixal.

Derivação parassintética
Assim, na palavra infelizmente não ocorre parassíntese, pois o prefixo in- e o sufixo –mente são acrescentados ao radical em momentos diferentes.

Por conseguinte, infelizmente deve ser analisada como palavra derivada por sufixação, considerando que a sua base é o adjectivo infeliz (este, por sua vez, derivado de feliz por prefixação).

A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.

Derivação prefixal (ou derivação) - as palavras são formadas pelo acréscimo de prefixos (elemento que vem antes do radical, por exemplo: anti-, des-, -in, -re, sub-). Exemplos de derivação prefixal: anti-inflamatório (anti + inflamatório) desleal (des + leal)

Tristonho, esverdeado, infeliz, infiel e esbranquiçado, por sua vez, são adjetivos derivados.

Significado de Infelizes
Infelizes é o plural de infeliz. O mesmo que: funestos, amarguras, consternados, desafortunados, desgostosos, desgraçados, desventurados, fracassados, inapropriados.

Significado de Infeliz
Inapropriado; que apresenta inconveniência: opinião infeliz. Funesto; marcado pela infelicidade: futuro infeliz. Amargura; que está repleto de amargura, de sofrimento: expressão infeliz.

As palavras derivadas, entretanto, são aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua por meio da anexação de morfemas derivacionais (afixos: prefixos e sufixos) ao radical da palavra primitiva.

Sintetizando: Derivação parassintética ou parassíntese = não é possível retirar os afixos. Derivação prefixal e sufixal = permite a retirada de um dos afixos.

A derivação ocorre quando morfemas (prefixos e sufixos) são unidos ao radical da palavra primitiva para originar outras palavras na língua portuguesa. A derivação é realizada pela junção de morfemas derivacionais (prefixos e sufixos) aos radicais das palavras primitivas.

Uma palavra derivada é aquela que é formada a partir de uma palavra já existente, isto é, de uma palavra primitiva. Por exemplo, se acrescentamos um prefixo ou sufixo a uma palavra primitiva, nova palavra surge. A esse processo linguístico de formação de palavras damos o nome de “derivação”.

Derivação Sufixal:
Por exemplo: felizmente, em que o sufixo -mente foi acrescido ao vocábulo feliz.

Podemos chamar de derivação parassintética o processo de formação que ocorre quando a palavra derivada resulta da junção simultânea de prefixo e sufixo à palavra primitiva. Veja, por exemplo, o advérbio “tarde”. Essa é uma palavra inicial. Do radical “tard”, forma-se o verbo entardecer.