Qual é a derivação de ataque?

Perguntado por: oconceicao7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Derivação regressiva - as palavras são formadas pela redução de uma palavra primitiva e, assim, dão origem a uma palavra derivada. Exemplos de derivação regressiva: ataque (surge do verbo “atacar”, que é a palavra primitiva) agito (surge do verbo “agitar”, que é a palavra primitiva)

A derivação prefixal é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente.

Consiste na formação de uma nova palavra a partir do acréscimo simultâneo de um prefixo e de um sufixo ao radical. Consiste também no acréscimo de um prefixo e um sufixo ao radical, de modo a fazer com que a palavra não exista apenas com um ou com o outro.

Os 6 tipos de derivação são: prefixal, sufixal, mista, parassintética, regressiva e imprópria. Exemplo disso é a palavra “desinchar”, que é derivada de “inchar”.

Ocorre quando um radical junta-se a um prefixo e a um sufixo simultaneamente. Veja o exemplo: Desavisado – des (prefixo) + aviso (radical) + ado (sufixo).

Podemos chamar de derivação parassintética o processo de formação que ocorre quando a palavra derivada resulta da junção simultânea de prefixo e sufixo à palavra primitiva. Veja, por exemplo, o advérbio “tarde”. Essa é uma palavra inicial. Do radical “tard”, forma-se o verbo entardecer.

A derivação parassintética é um processo de formação de palavras que consiste em ter acrescentados afixos em seu radical antes e depois simultaneamente. De forma abrangente, a derivação é o processo de formação de um novo vocabulário com base no radical de outro já existente.

Todas as palavras seguintes são resultado do processo de derivação sufixal: “brincalhão” (“brincar” + “-alhão”), “chuvisco” (“chuva” + “-isco”), “glóbulo” (“globo” + “-ulo”) e “demoníaco” (“demônio” + “-íaco”).

A derivação parassintética ou parassíntese é um tipo de derivação em que ocorre o acréscimo de afixos (prefixo e sufixo) à palavra primitiva. Lembre-se que a derivação é um processo de formação de palavras que envolve o radical e os afixos (sufixo e prefixo).

Definição de derivação imprópria
Nesse processo de derivação, a palavra primitiva pode receber um prefixo (infeliz) ou um sufixo (maldade), mas também pode receber um prefixo e um sufixo ao mesmo tempo (ajoelhar), ou mesmo perder um afixo (ajuda, do verbo “ajudar”), de forma a originar uma nova palavra.

Palavras derivadas – como o nome sugere, são aquelas que surgem a partir dos radicais de outras palavras, como as primitivas. Exemplo: pedreito, floricultura, casebre. Palavras simples – são aquelas palavras que apresentam em sua formação apenas um único radical. Exemplo: azeite, cavalo, gato, etc.

A palavra “canto” é um substantivo derivado do verbo “cantar”, processo que ocorre por meio de derivação regressiva.

Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura. Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo.

Por sua vez, beijoca deriva de beijo, pela sufixação de -oca.

O substantivo derivado é aquele que se origina de outra palavra, normalmente pelo radical. A derivação pode ser do tipo prefixal, sufixal, parassintética, regressiva ou imprópria, dependendo de como ela altera o substantivo primitivo para criar o derivado.

esquentar (es + quent + ar) abençoar (a + benç + ar)

Relativamente à palavra lixo, pode considerar-se como palavras da sua família as palavras lixoso, lixeira, lixeiro e lixento.

As palavras primitivas são aquelas que não são formadas a partir de outra palavra já existente na língua. As palavras derivadas, entretanto, são aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua por meio da anexação de morfemas derivacionais (afixos: prefixos e sufixos) ao radical da palavra primitiva.

Derivação imprópria ocorre quando uma palavra tem sua classificação gramatical alterada devido ao contexto em que foi utilizada, ganhando, assim, um novo significado. A derivação imprópria traz um novo significado à palavra, sendo essa classificada de modo diferente do original.