Qual é a densidade da urina?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Densidade relativa: a densidade normal da urina varia entre 1,010 a 1,025.

Densidade – A densidade deve variar entre 1005 e 1025. A urina com densidade menor do 1005 está pouco concentrada e pode significar que a capacidade de concentração do rim está comprometida. Já quando a urina estiver com a densidade maior do que 1025, ela será mais amarela e com odor forte.

A densidade da urina pode variar de 1.001 a 1.035, no entanto, sob condições normais varia entre 1.008 e 1.030, correspondendo uma urina concentrada a uma densidade específica elevada (>1.020) e uma urina diluída a uma densidade baixa (<1,005).

Para um paciente saudável, além do pH da urina estar entre 5,5 e 7,5, em média, a densidade precisa constar entre 1,005 e 1,030 e ter a ausência de glicose, cetonas, proteínas, sangue, bilirrubina, urobilinogênio e nitrito.

“Adultos saudáveis urinam entre quatro e seis vezes ao dia, sendo que o volume pode variar de 700 ml a dois litros”.

Uma densidade próxima de 1.010 é considerada normal. A densidade se torna elevada quando estão presentes solutos densos, tais como proteínas, glicose ou agentes de contraste radiográficos.

Diabetes e hipertensão arterial são condições sistêmicas em que o exame de urina pode indicar maior grau de severidade. Não há dúvidas de que essa dupla é mortal, e o número de mortes no mundo só aumenta: 50 milhões por ano. Na diabetes descompensada a glicose é detectada na urina.

Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I. É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.

A densidade do filtrado glomerular, sem entrar aos túbulos, é de 1,008 a 1,012. Uma urina que apresente esta densidade (isostenúria ou densidade igual ao plasma) indica que o rim não fez nenhuma atividade para concentrar a urina em nível de túbulos.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

O que pode causar uma urina alcalina? Uma das principais causas de uma urina alcalina está relacionada com a alimentação. Uma dieta rica em frutas e vegetais que causem esse fator, principalmente aqueles que comem muitas frutas cítricas, podem ter alterações nesse sentido.

Uma urina saudável costuma ser levemente ácida, com valores que vão entre 5,5 e 7,5. Contudo, se o exame apontar que a urina está com 8 ou mais na escala de pH, quer dizer que o líquido está mais voltado para o alcalino ou básico. Se o valor for 5 ou menor, pode ser um indício de que há uma acidez excessiva.

A medida da densidade urinária oferece informação limitada sobre a capacidade de concentração renal, uma vez que sofre grande influência do estado de hidratação do paciente. A densidade pode variar de 1.001 a 1.035, sendo geralmente encontrada entre 1.015 e 1.022 em indivíduos com ingestão hídrica normal.

Densidade relativa: a densidade normal da urina varia entre 1,010 a 1,025. Urina muito diluída pode ser sintomas de disfunções renais crônicas, enquanto a concentração em excesso pode denunciar carga de solutos aumentada – como em casos de desidratação.

Quanto mais acima de 7 for o pH, mais alcalina será uma solução. Quanto mais abaixo de 7, mais ácida ela será. O pH urinário varia de 4,5 a 8,0! A primeira urina da manhã geralmente é mais ácida, com um pH que varia entre 5,0 e 6,0.

A frequência ideal para fazer xixi é de cinco a oito vezes por dia. Menos que isso é considerado muito pouco, e pode ser reflexo da falta de líquidos ou do hábito de segurar a urina por muito tempo na bexiga.

Em relação à concentração, diurese ocorre quando inicialmente o volume urinário era menor e a urina era mais concentrada. Com o aumento da ingestão de água, o filtrado aumenta com esse aumento de líquido corpóreo e a pressão arterial também aumenta.