Qual e a densidade?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

A densidade é calculada ao se dividir a massa do corpo pelo seu volume. Quanto mais denso for um corpo, mais ao fundo do sistema ele se posiciona. A temperatura e a composição química da substância são fatores que influenciam no valor da densidade.

Por exemplo, a água em estado sólido flutua na água que está em estado líquido. A densidade da água é 1 g/cm3, já o gelo tem uma densidade de 0,92 g/cm3. Pressão: como o volume é uma grandeza que varia de acordo com a temperatura e pressão, quando a pressão diminui a densidade aumenta.

Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3).

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.

Quanto à massa, é a quantidade de matéria em si, e não depende de condições ambientais: um quilograma de água tem a mesma quantidade de moléculas aqui ou em qualquer outro lugar. A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa, sendo uma propriedade intrínseca do material: d = m/V.

A densidade de uma substância é a razão entre sua massa e o seu volume. Por ser uma propriedade específica da matéria, pode ser utilizada na identificação de substâncias. Também é utilizada na determinação de propriedades da matéria e no controle de qualidade.

A densidade de líquidos é uma propriedade específica que pode ser usada no controle de qualidade de alguns produtos, como o leite e os combustíveis. Conforme mostrado no texto Densidade, essa é uma grandeza que relaciona a massa do material com o volume ocupado por ele.

A densidade de um corpo pode ser definida pela quantidade de massa que ele possui dividida pelo volume que esse corpo ocupa. Nas substâncias líquidas, ela pode ser medida através do densímetro.

A densidade de um sólido pode ser determinada pesando-o cuidadosamente e, em seguida, determinando-se seu volume. Se o sólido possui uma forma irregular, o que torna impossível medir suas dimensões, o seu volume pode ser determinado pelo método de deslocamento.

A água, padrão de referência, tem densidade de 1, 000 kg/m³, por definição. Já os óleos variam entre 700 kg/m³ e 950 kg/m³. Esse é o motivo pelo qual a maioria dos óleos flutua em água: são menos densos que ela.

997 kg/m³

A densidade pode ser calculada dividindo-se a massa do objeto pelo seu volume. A densidade também ajuda a indicar se um corpo afundará ou flutuará em um outro fluido, pois ela possui relação com a força peso. Quanto mais denso for o corpo, maior a força peso e, assim, mais ao fundo ele se coloca no sistema.

Densidade é uma propriedade física que relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa, sendo característica de cada substância. Medidas de densidade são afetadas por alterações de pressão, temperatura e composição química.

1,032 g/mL

A densidade do leite é, em média, 1,032 g/mL, podendo variar entre 1,023 e 1,040 g/mL. A densidade da gordura do leite é aproximadamente 0,927 e a do leite desnatado, cerca de 1,035. Assim, um leite com 3,0% de gordura deverá ter uma densidade em torno de 1,0295, enquanto um com 4,5% deverá ter uma densidade de 1,0277.

Os volumes do cubo, paralelepípedo, prisma e cilindro são dados pelo produto entre a área da base e a altura. Os volumes da pirâmide e do cone correspondem a um terço do produto entre a área da base e a altura.