Qual é a definição para o termo respiração?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Processo fundamental para a manutenção da vida, através do qual se dá a entrada (inspiração) e saída (expiração) de ar dos pulmões e consequentes trocas gasosas (transformação do sangue venoso em sangue arterial ou hematose) efetuadas entre o tecido pulmonar e o sangue dos capilares do pulmão.

Na respiração, o oxigênio do ar inalado entra no sangue e o dióxido de carbono é exalado para a atmosfera. O intercâmbio destes gases ocorre quando o ar chega aos alvéolos, que é a parte funcional do pulmão. É aí que o sangue venoso se transforma em sangue arterial. Normalmente, a expansibilidade do tórax é simétrica.

Eupneia: respiração normal;

  • Apneia: ausência de respiração;
  • Bradipneia: movimentos respiratórios abaixo do normal;
  • Taquipneia: movimentos respiratórios acima do normal;
  • Dispneia: dificuldade de respirar; Anoxia: ausência de oxigênio nos tecidos; Cianose: coloração azulada por falta de oxigênio;

Para garantir a respiração, o corpo realiza dois movimentos respiratórios: a inspiração, que é a entrada de ar nos pulmões, e a expiração, que é a eliminação de gás carbônico. A respiração pulmonar é um processo em que ocorre a entrada de ar em nossos pulmões e sua posterior eliminação.

9. A principal função do sistema respiratório reside na troca do oxigênio proveniente da atmosfera pelo dióxido de carbono produzido pelas células do corpo. Outras funções do sistema respiratório são a participação no equilíbrio ácido-básico do corpo, a fonação, a defesa pulmonar e o metabolismo.

Sistema respiratório possui como função principal capturar o oxigênio necessário para as células do corpo e eliminar o gás carbônico.

Taquipneia
Trata-se do termo utilizado para denominar a aceleração do ritmo respiratório de uma pessoa. Em um adulto normal, a frequência respiratória varia entre 12 e 18 respirações por minuto. Entre as crianças, esse número é maior, variando de 20 a 50 respirações por minuto em recém-nascidos.

A falta de ar é caracterizada pelo desconforto ou dificuldade para respirar. O termo médico para falta de ar é dispneia.

Eupneia: respiração normal, sem dificuldades, com frequência, amplitude e ritmo normais. Taquipneia: respiração com frequência aumentada. Bradipneia: respiração com frequência diminuída. Hiperpneia: respiração profunda.

A respiração é um processo que depende do ambiente e da morfologia nos animais. Os tipos de respiração são: difusão, traqueal, branquial e pulmonar. A respiração é um processo que consiste basicamente na absorção do oxigênio do ambiente e na eliminação do dióxido de carbono do organismo.

Termos técnicos são palavras usadas para definir algo muito específico de um ou mais procedimentos de alguma profissão. Por serem restritos somente em alguns ambientes ou falados por profissionais específicos, nem toda as pessoas conhecem esses termos, daí a necessidade de ter um dicionário de termos técnicos.

A respiração dos animais pode ser: branquial, no caso dos peixes, polvos e lulas; traqueal, no caso dos insetos; cutânea, feita através da pele, no caso de moluscos, anfíbios, anelídeos, cnidários, e nematódeos; e a pulmonar, feita por alguns anfíbios, mamíferos, aves e répteis. Espero que vocês tenham gostado.

Há dois tipos de processo de respiração realizados pelo corpo humano, a respiração celular e a respiração pulmonar.

Os pulmões são dois órgãos importantes do sistema respiratório. Eles possuem o formato de cone e apresentam uma consistência esponjosa, sendo ela resultado da presença dos alvéolos pulmonares, os quais formam a maior parte do parênquima pulmonar.

Em termos estruturais, o sistema respiratório humano é composto pelas cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares, sendo que estes três últimos constituem o pulmão.

A entrada de ar nos pulmões recebe o nome de inspiração.
Após esse movimento observa-se um relaxamento dos músculos intercostais e do diafragma. Ocorre então a retração do pulmão e a caixa torácica volta ao seu tamanho normal de repouso.

O trato respiratório é dividido em duas partes, separadas ao nível das cordas vocais: os tratos respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado pela cavidade nasal, seios paranasais, faringe e pela parte da laringe localizada superiormente às cordas vocais.

A Unidade Respiratória foi criada oficialmente em 1985, a princípio como anexo da unidade de terapia intensiva adulto, porém no decorrer dos anos, conquistou espaço próprio devido a crescente de equipamentos gerenciados e a fim de garantir a segurança do paciente nos processos relacionados a utilização de tecnologia.

Os termos técnicos de enfermagem são expressões referentes a ações, procedimentos, estados clínicos etc. exercidos pelos enfermeiros em geral. No decorrer do curso de enfermagem e no ambiente de trabalho, é muito comum se deparar com diversas nomenclaturas diferentes e até estranhas no começo.

Quais são os sinais vitais?

  • Frequência cardíaca.
  • Frequência respiratória.
  • Pressão arterial.
  • Temperatura.
  • Comece pela temperatura.
  • Tome a pulsação.
  • Siga para a Frequência Respiratória (FR)
  • Meça a pressão arterial.

Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C. Hiperpirexia: a partir de 41º C. Hipotermia: temperatura abaixo do normal.