Qual é a definição de valorização?

Perguntado por: iparis8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

substantivo feminino Ação de valorizar, de aumentar o valor, o preço de algo.

É a partir dessa valorização que irão compreender o valor do outro, qualquer que seja a sua condição. Quem não valoriza o ser humano está desvalorizando também o grande artista que criou todos nós com capacidade de amar e de ser amados, de criar, de transformar a vida.

Ao valorizar a vida, temos a capacidade de perceber que ela é única e irrecuperável. Sendo assim, viver bem com os seus semelhantes potencializa uma mentalidade e experiências que promovem felicidade, paz, bem-estar, saúde física e mental e, como consequência, uma excelente qualidade de vida.

Valoriza, que é uma forma de concretizar nosso reconhecimento pelas ações de alguém! Nós nos preocupamos e nos importamos com os outros, ou seja, se alguém não está bem, vamos oferecer um ombro amigo!

7 Atitudes para valorizar a si mesmo

  1. 1 – Reconheça o seu valor e as suas qualidades. Antes de mais nada, é preciso que reconheça o seu valor e as suas qualidades. ...
  2. 2 – Evite as comparações. ...
  3. 3 – Saiba dizer não. ...
  4. 4 – Aceite elogios. ...
  5. 5 – Perdoe-se. ...
  6. 6 – Demonstre amor sem se anular. ...
  7. 7 – Se aceite como é

“De uma forma simples, o reconhecimento refere-se ao que as pessoas fazem; a valorização refere-se a quem as pessoas são”, complementa o autor.

Valorar e valorizar são palavras formadas a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma: valor + ar e valor + izar. Os sufixos –ar e –izar são sufixos verbais que, acrescentados à palavra valor, formam um verbo a partir de um substantivo.

Valorização profissional representa todas as ações estratégicas promovidas pelas organizações que visam o reconhecimento dos seus funcionários no ambiente trabalho.

O importante é respeitarmos o outro, mesmo se não concordarmos com alguns aspectos de sua vida. Não nos cabe julgar ou ser intolerantes. Quando não ouvimos ou não aceitamos nada além do que acreditamos como verdade, podemos agir com base em preconceitos e até de forma discriminatória.

1 Valorizar a si mesmo, identificar o próprio valor; vivenciar o sentimento de autoestima. 2 Psicol Atribuir-se importância desmedida; cultivar o sentimento da própria superioridade.

Veja algumas dicas abaixo para ajudá-lo nessa jornada.

  1. Foque nas coisas boas em você Sabe aquela voz dentro de você que o critica? ...
  2. Tente novas experiências. ...
  3. Elenque as suas conquistas. ...
  4. Peça ajuda de pessoas próximas. ...
  5. Revisite as suas qualidades todos os dias. ...
  6. Questione-se constantemente. ...
  7. Faça terapia.

A Bíblia nos ensina a amar e servir ao próximo
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós.” “Sedes uns para com os outros benignos [e] misericordiosos.” “Porém o maior dentre vós será vosso servo.”

Se valorizar é sobre saber aproveitar a sua companhia, reconhecer suas qualidades e não se diminuir para caber em lugares que não lhe pertencem. 1. Comemore suas conquistas, independente do tamanho delas. Por exemplo, sabe aquela nota boa que você tirou naquele trabalho de física que você se esforçou?

O mínimo para valorizar do Cartola é uma conta matemática que tenta prever quantos pontos o jogador precisa fazer em campo para começar a aumentar seu valor baseado em algumas variáveis do game.

29) “para trabalhar a autoestima e a valorização do 'eu' é necessário trabalhar a identidade”. E a identidade é própria de cada um, por isso é particular, mas cada pessoa possui o seu 'eu' e os seus antepassados, a sua história, a sua vivência, a sua experiência de vida e o legado que herdou dos seus.

Quem ganha com a diversidade não são apenas as pessoas hoje submetidas ao preconceito e à exclusão. Não existe um sem o nós. Essa atenção a diferentes padrões nos torna profundamente melhores. Somos diferentes, mas queremos as mesmas oportunidades de escolha para fazer o que quisermos e sermos felizes nessa vida.

Quando estamos mais abertos para aprender e valorizar outras maneiras de interagir no mundo, ganhamos a oportunidade de expandir nossa visão. Somos capazes de ir além de nossas perspectivas individuais, levando em consideração o que as outras pessoas pensam e sentem.

A valorização cultural e histórica de uma comunidade é instrumento essencial na construção de uma sociedade consolidada em bases sólidas e preparada para o futuro. É fundamental que a população tenha conhecimento sobre raízes, tradições e motivações que levaram a sociedade ao estado atual.

Valorizar tem sentido de aumentar o valor de algo ou de alguém, como quando um produto se valoriza, seu valor é aumentado. Já valorar significa apreciar ou atribuir valor à coisas que podem não ser valorizadas previamente. Ou seja, nem tudo o que é valorado tem uma valorização anterior.

A forma correta de escrita é valorizar de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a consoante “z”. Valorizar é um verbo e significa dar valor a, ou aumentar o valor de; reconhecer as qualidades, os méritos de; aumentar de valor.

"Tanto com a significação de 'dar valor a', quanto com a de 'aumentar o valor de', a forma portuguesa é valorizar. Reservemos 'valorar' para quando escrevermos em espanhol. "Da nossa legítima forma, os derivados valorização, valorizar."