Qual é a definição de uma PG?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Progressão Geométrica (PG) é uma continuidade numérica em que a divisão de um termo com o seu anterior, exceto o primeiro, resultará em um único valor, a chamada razão (q), ou seja: PG: (a1, a2, a3, a4, ..., an) , sendo q = (a2/a1 = a3/a2 = a4/a3,...)

A razão de uma PG é representada pela letra “q”. E seus elementos são representados por uma letra minúscula seguida de um número que indica a posição do número. Por exemplo, na PG acima, o termo a1 é o primeiro termo e é igual a 1. O termo a4 é o quarto termo e é igual a 27.

Fórmula para encontrar o Termo Geral da PG
Assim, descobre-se que o quinto termo (a5) da PG (2, 6, 18, 54, an...) é = 162. Vale lembrar que é importante descobrir a razão de uma PG para encontrar um termo desconhecido.

PA e PG são sequências finitas ou infinitas de números que seguem uma lógica ou razão. PA é a sigla para progressão aritmética, enquanto PG significa progressão geométrica.

Uma progressão geométrica (PG) é uma sequência numérica na qual qualquer termo (an) é resultado do produto de seu antecessor (an 1) com uma constante, chamada razão (q) da PG. É possível somar os termos de uma PG infinita dividindo o valor do primeiro termo dessa sequência por 1 – q (um menos a razão).

Progressão geométrica finita é uma PG que tem um número determinado de elementos. Por exemplo, a seqüência (3,6,12,24,48) é uma PG de razão igual a q = 2. A soma dos temos dessa PG será 3 + 6 + 12 + 24 + 48 = 93.

Para desenvolver uma dessas progressões, admite-se um primeiro elemento, chamado de a1, um coeficiente r e iniciam-se os cálculos, da seguinte forma: P.A. = (a1, a1 + r, a1 + r + r, a1 + r + r +r, …) Note que o número subscrito em a, an, representa a posição do elemento dentro da progressão.

Uma P.G de razão 3 foi formada introduzindo-se três termos entre o 2º termo e 486. Qual o 1º termo da P.G? Como foram introduzidos três termos entre o 2º termo e 486 podemos então concluir que 486 é o sexto termo da P.G.

No Ensino Médio, são estudados dois tipos de progressão: aritmética (PA) e a geométrica (PG). A ideia de progressão está relacionada com avanço e sucessão. Na Matemática, caracterizamos a progressão como uma série numérica de quantidades, ou seja, que ocorre de forma sucessiva, uma após a outra.

Cada termo da PG é um produto do primeiro termo por uma potência, cuja base é a razão e cujo expoente é uma unidade menor que “a posição” que esse termo ocupa. O sétimo termo, por exemplo, é dado por 3·26.

A P.G. tem 8 termos. o número de termos, n = ?

Razão da PG
Na PG, assim como em PA, a sequência possuirá uma razão, desta vez dada por q, de modo que se dividirmos um termo por seu antecessor, o valor sempre será o mesmo e igual a q. Por exemplo na PG (1, 3, 9, 27, 81) temos que 3/1 = 9/3 = 27/9 = 81/27 = 3 = q.

Se a PG apresenta uma razão de valor negativo, dizemos que se trata de uma PG alternada ou oscilante, assim como ocorre no exemplo C. Observe que uma sequência desse tipo tem valores positivos e negativos alternados (1, -3, 9, -27, 81, -243, 729...);

PG nula, quando todos os termos são nulos. Neste caso, a sequência é dita constante e de razão indeterminada. Exemplo: (0; 0; 0; 0; ... ) PG de razão nula e termo inicial não nulo.

PG ela tem 7 termos Então significa aqui. aquele número Aquele perguntou lá ó Qual é a ordem do termo igual a 192 Então seja é o sétimo.

Aritmética é a parte da matemática que lida com as operações numéricas: soma, subtração, divisão e multiplicação. O estudo da aritmética é importante porque, para que seja possível resolver problemas mais complexos, é necessário compreender bem essas quatro operações matemáticas citadas.

Razão é dada pelo quociente entre dois números, ou seja, a divisão entre dois números, na qual devemos sempre respeitar a ordem de cada um. A razão entre dois números é dada pela sua divisão obedecendo a ordem na qual eles foram dados.