Qual é a definição de tumor?

Perguntado por: acamacho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

O que é o Tumor? No organismo humano as células nascem, crescem e morrem, sendo substituídas por novas células. Caso haja algum imprevisto e uma célula nasça antes da célula antiga morrer, novas células proliferam sobre as antigas e com isso, surge uma massa de tecido chamada Tumor.

Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer são: atividade física, tabagismo, alimentação, peso corporal, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.

Se for possível notar a protuberância que provocam, recebem o nome de tumores, neste caso ainda possuem diâmetros maiores de 3 cm. São considerados nódulos quando menores que isso.

A classificação das neoplasias malignas em grupos obedece a diferentes variáveis: localização, tamanho ou volume do tumor, invasão direta e linfática, metástases a distância, diagnóstico histopatológico, produção de substâncias, manifestações sistêmicas, duração dos sinais e sintomas, sexo e idade do paciente, etc.

As neoplasias ou tumores são classificados em malignos ou benignos. O estudo das neoplasias é conhecido como oncologia (onco= massa).

Outra diferença observada é a velocidade do crescimento: o tumor maligno costuma crescer em um ritmo mais veloz. Por essa razão é possível classificar o tumor benigno como uma neoplasia de crescimento lento e com limites bem definidos.

A única forma de saber se um tumor é benigno ou maligno é procurando a ajuda de um médico especialista. Durante a consulta, o médico irá fazer um levantamento do histórico médico do paciente, um exame físico e ainda solicitar exames complementares para a confirmação do tipo de tumor.

Dos tumores luminais localizados, sem metástase axilar, 60% serão classificados como BAIXO risco, não necessitando de quimioterapia adjuvante. Dos tumores localizados com até 3 linfonodos axilares positivos, até 20% dos casos podem ser classificados como BAIXO RISCO, não necessitando de quimioterapia adjuvante.

O tumor (também chamado de neoplasia) é uma massa de tecido formado por células anormais, que se multiplicam descontroladamente e/ou não morrem quando deveriam. Os fatores que podem se associar à ocorrência de mutações celulares são diversos, como: fatores hereditários (genética);

Tumores benignos são lesões causadas pelo crescimento anormal de nossas células. Porém, diferentemente dos tumores malignos, eles não possuem capacidade de se espalhar pelo nosso organismo. Tem como característica o crescimento local e lento.

O câncer de mama leva, em média, de sete a dez anos para que uma célula com gene modificado se torne um carcinoma com pelo menos 1 centímetro de diâmetro.

A maioria dos cistos é benigna, embora cânceres possam formar cistos. Os exemplos mais comuns de cistos são os cistos sebáceos, que se localizam abaixo da pele. Tumor – é uma massa anormal de tecido, que também pode aparecer em qualquer parte do corpo e ser benigno ou maligno.

Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.