Qual e a definição de polímeros?

Perguntado por: irocha . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Os polímeros são macromoléculas resultantes da união de muitas unidades de moléculas pequenas (monômeros). Existem polímeros naturais e artificiais.

Monômero: molécula constituída por um único mero. Polímero: macromolécula constituída por vários meros. Polimerização: reações químicas intermoleculares pelas quais os monômeros são ligados na forma de meros à estrutura molecular da cadeia.

Os polímeros podem ser classificados de acordo com seu comportamento mecânico, sendo divididos em termoplásticos, termofixos (ou termorrígidos) e elastômeros. Os termoplásticos e termofixos compõem os plásticos, que são materiais sólidos a temperatura ambiente.

Os três principais tipos de polímeros são os plásticos, os elastômeros e as fibras.

Polietileno, polipropileno e o policloreto de vinila, polímeros muito comuns no dia a dia são exemplos de polímeros advindos de fonte não renovável. A quitosana, colágeno e amido termoplástico são polímeros advindo de fontes renováveis.

Eles também podem contribuir positivamente na produção do nylon, usado em roupas e fibras, e de PVC, utilizado nas tubulações. Esses polímeros de uso diário só têm essas funções por causa da polimerização, um processo em que as moléculas menores (monômeros) se juntam para formar moléculas longas.

Dependendo da estrutura química do monômero, do número médio de meros por cadeia e do tipo de ligação covalente, os polímeros são classificados em três classes diferentes: plásticos, borrachas e fibras.

Polietileno

1) PE – Polietileno
Existem vários tipos de polietileno: Polietileno de Alta Densidade, Polietileno de baixa densidade linear, o de baixa densidade, dentre outros. Eles se diferem pela sua densidade e ramificações da cadeia. Somando todos, consumiu-se 31,9%.

Dentre as principais características dos polímeros estão suas propriedades mecânicas e químicas. Atualmente, os materiais poliméricos são produzidos de maneira a substituir os metais, apresentando grande resistência ao choque mecânico e à fadiga, além de terem densidade muito menor.

Os polímeros são produzidos por um processo químico conhecido por polimerização, sendo a reação que une quimicamente as moléculas de monômero, dando origem às macromoléculas. A polimerização pode ser realizada por: Adição: Os polímeros feitos por essas reações constituem o principal processo de produção de plástico.

O primeiro polímero a ser sintetizado em laboratório foi o polietileno, no ano de 1934, em uma indústria na Inglaterra, mas esse polímero só ficou conhecido anos depois durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época desempenhou um importante papel: como isolante elétrico de radares militares.

Os polímeros são denominados de plásticos, borrachas ou fibras: Plasticos: são polímeros formados por monômeros unidos entre si por reações químicas chamadas de reações de polimerização, formando macromoléculas caracterizadas pela repetição múltipla de uma ou mais unidades químicas simples de monômero.

Polímeros conjugados são materiais que combinam as propriedades ópticas e eletrônicas de semicondutores com as propriedades mecânicas e as vantagens de processamento de polímeros [8]. Apresentam como uma característica básica a alternância de ligações simples e duplas em sua cadeia principal.

Os polímeros apresentam um comportamento reológico complexo, são compostos formados por macromoléculas, formadas por pequenas partes que são chamadas de monômeros. Os monômeros são as unidades que se repetem dentro da estrutura do polímero e podem ou não ser unidades iguais, formando longas cadeias.

Polímeros naturais: esses são a borracha (látex – poli-isopreno formado por monômeros do isopreno, retirado da seringueira), os polissacarídeos (tais como a celulose (encontrada no algodão), o amido (encontrado em vegetais e na forma de grãos das sementes e de raízes de várias plantas, como: batata, trigo, arroz, milho ...

A palavra polímero vem do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição), portanto um polímero é uma macromolécula, ou seja, uma molécula que contém um número de átomos superior a uma centena e que pode atingir ou passar das dezenas de milhares. "Se faz uma tinta sem solvente, sem aditivo e sem pigmento.

Polímero vem do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Ou seja: polímeros nada mais são do que macromoléculas, com uma unidade que se repete, chamada monômero.