Qual é a definição de periferia?

Perguntado por: rvasques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

No contexto brasileiro, a palavra periferia é algo típico do processo de metropolização dos anos 1960-70. O termo tem sido usado para designar loteamentos clandestinos, ou favelas localizadas em áreas mais centrais, onde vive uma população de baixa renda.

Podemos dizer que o subúrbio ou periferia é a divisão entre o urbano e o rural, uma vez que na periferia não se concentram as transformações e revoluções na mesma proporção que existem nos grandes centros.

entre os indicadores para delimitar os grupos, estão: condições ambientais, condições habitacionais, condições sanitárias e de higiene, mobilidade urbana, padrões criminais e perfil populacional.

A periferia pode ser entendida como o lugar a partir do qual é possível interrogar a questão social do espaço na cidade, uma vez que expressa de forma urgente a crise urbana, o processo de precarização social e das desigualdades.

O bairro periférico e popular convive com uma problemática socioespacial mais ou menos definida: está geograficamente distante do centro da cidade, denominado periferia e possui em sua maioria população de baixa renda e status social, ou seja, popular, porém nem todo bairro periférico é popular e nem todo bairro ...

2 termos, arredores, cercanias, confins, imediações, redondezas, arrabaldes, margens, beiras, subúrbios.

Segundo o dicionário Aurélio centro pode ser “a parte mais ativa da cidade, onde estão os setores comerciais e financeiros” ou “lugar onde se desenvolvem certas atividades com objetivo determinado” já o conceito de periferia, no mesmo, pode alcançar o seguinte significado: “Numa cidade, a região mais afastada do centro ...

Menor custo de vida. Uma das principais vantagens de viver fora das grandes cidades está relacionada com os menores custos da habitação. Dependendo da zona escolhida, poderá ser mais fácil e mais barato encontrar uma casa com maiores áreas (interiores e exteriores) na periferia do que no centro de uma cidade.

Esta região é representada quase univocamente por atributos positivos: oferece mais empregos e serviços de melhor qualidade, como os de infraestrutura, saúde, educação, segurança, cultura e lazer. Não por acaso, os moradores das áreas mais centrais são mais propensos a afirmar que vivem na melhor região da cidade.

As regiões periféricas são áreas localizadas longe dos principais centros económicos e urbanos, quer no interior de um determinado Estado quer em relação ao continente europeu. As regiões periféricas têm geralmente um potencial económico e uma acessibilidade mais baixos do que as regiões mais centrais.

No contexto brasileiro, a palavra periferia é algo típico do processo de metropolização dos anos 1960-70. O termo tem sido usado para designar loteamentos clandestinos, ou favelas localizadas em áreas mais centrais, onde vive uma população de baixa renda.

Quais são os tipos de bairros que existem?

  • Bairros residenciais. Os bairros residenciais são os mais comuns em cidades de todos os tipos e tamanhos. ...
  • Bairros comerciais. ...
  • Bairros industriais. ...
  • Bairros mistos. ...
  • Bairros rurais.

As principais causas são a pobreza e os problemas vinculados a ela: condições precárias de moradia, ensino descontextualizado, situações de racismo e discriminação e falta de transporte, entre outras questões. Nesse contexto de precariedade, fica evidente uma faceta perversa da sociedade brasileira.

Em muitos casos a periferia é também o subúrbio, pois fica longe do centro, ou dos bairros mais ricos. Deste modo o sentido de periferia passa a significar não o que está fora do centro, mas o que é posto à margem, não participa efetivamente da cidade.

Conjunto de habitações populares: 1 morro, comunidade, bairro, gueto, maloca, musseque. Exemplo: Morei minha vida toda na favela.

Resposta: Subúrbio ou periferia designam as áreas em redor das áreas centrais de um dado aglomerado urbano, seja ele um município, distrito ou outra qualquer instância política; porém o termo também é usado para descrever cidades circunscritas a um núcleo metropolitano central.

Problemas relacionados com abastecimento e qualidade da água afetam parte significativa dos moradores do bairro periférico e estão relacionados principalmente a abastecimento insuficiente e má qualidade da água.

O bairro aparece assim como uma região específica no espaço da cidade. Nesta prática do endereçamento já está contida uma distinção entre centro e bairro. Assim o sentido do bairro é o de uma certa região da cidade oposta ao centro.

Consideramos periféricos nesse caso, bairros onde a disponibilidade de equipamentos públicos básicos praticamente Page 3 inexiste, tendo sua segregação reforçada pela precária estrutura de mobilidade urbana que permita um acesso aos outros locais da cidade que dispõem de tais equipamentos.

No geral, a periferia está associada ao caos urbano e social: a maioria dos moradores é violenta e perigosa (56%), tem mais tráfico de drogas (71%), sendo que seus moradores sofrem mais preconceitos devido ao bairro onde moram (87%).