Qual é a definição da cadeia alimentar?

Perguntado por: iaparicio . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Cadeia alimentar é a sequência de alimentação entre os seres vivos, na qual uns alimentam-se dos outros, garantindo sua sobrevivência. A partir dos seres que produzem o seu próprio alimento e geram energia, desenvolve-se uma sequência (cadeia) na qual um ser vivo é consumido por outro.

Níveis tróficos são as partes de cada processo que os organismos desempenham na cadeia alimentar. Cada ser fica em um nível realizando determinado papel que vai influenciar nas atividades dos seres do nível subsequente. Os níveis são: produtores, consumidores e decompositores.

Existem três níveis tróficos na cadeia alimentar: produtores, consumidores e decompositores. Existem dois tipos de teias alimentares: teia de pastejo e teia de detritos.

Os organismos produtores são o primeiro nível trófico observado em uma cadeia alimentar. Organismos desse nível são classificados como autotróficos, ou seja, são seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento, não sendo necessário alimentar-se de outro ser vivo.

Resposta verificada por especialistas
Uma cadeia alimentar é a organização dos organismos em relação a um ecossistema, havendo nele os produtores, consumidores e os decompositores. A sequência onde os seres vivos desse ecossistema se alimentam, inclusive, uns dos outros, é o que chamamos de cadeia alimentar.

A Cadeia Alimentar é o percurso de matéria e energia que se inicia sempre com seres produtores e termina nos decompositores. Ela corresponde à relação de alimentação, ou seja, à absorção de nutrientes e energia entre os seres vivos.

A cadeia alimentar possui um fluxo de energia, que começa nos produtores, que são as plantas, dirige-se aos consumidores, como os animais herbívoros e os carnívoros e chega aos decompositores, como fungos e as bactérias, passando por vários níveis tróficos.

A cadeia alimentar é uma maneira de expressar as relações alimentares entre os diversos organismos de um ecossistema, tendo início nos produtores e passando para os consumidores (herbívoros, predadores) e decompositores. Ao longo da cadeia alimentar ocorre uma transferência de energia e de nutrientes.

Os animais predadores são os que se alimentam de outros animais. Eles ocupam o topo da cadeia alimentar e por isso são encontrados em menor quantidade. Os predadores, geralmente, são de grande porte, ágeis e adaptados para a caça.

Aquele que produz, que cria, que gera. [Artes] Pessoa física ou jurídica que assume a responsabilidade financeira na realização de filmes, na montagem de peças, no patrocínio de espetáculos em geral. Quem faz a promoção de bens, mercadorias, serviços etc.

Em um ecossistema, o primeiro nível trófico é representado pelos produtores, que nos ecossistemas terrestres são seres autotróficos fotossintetizantes ou quimiossintetizantes, as plantas e as bactérias do solo, respectivamente.

A classificação das cadeias carbônicas é uma análise da estrutura e divisão em grupos específicos, como o grupo das moléculas com cadeias abertas e o de cadeias fechadas.

Reguladores – constituídos pelas vitaminas, minerais e fibras (frutas, verduras, legumes); Construtores – constituídos pelas proteínas de origem vegetal e animal; Energéticos extras – compostos pelos açúcares e gorduras em geral, que devem ser ingeridos de maneira restrita.

A cadeia alimentar é linear e unidirecional, sendo baseada em níveis tróficos (produtores, consumidores e decompositores). A teia alimentar é não linear, formada por várias cadeias alimentares distintas, uma vez que os animais podem fazer parte de inúmeras cadeias.

A fonte de energia que sustenta a transferência de energia em toda as cadeias e teias alimentares é produzida pelo SOL e é transferida para os diferentes NÍVEIS TRÓFICOS através das relações alimentares entre os animais.

É justamente esta a importância da cadeia alimentar: através dela os seres obtêm os nutrientes de que necessitam para o seu desenvolvimento e sobrevivência, a partir do consumo alimentar de outros seres.

Os consumidores são organismos que se alimentam de outros organismos, como fazem todos os animais. Aqueles que se alimentam de produtores são chamados consumidores primários, como é o caso dos herbívoros, cujo alimento são as plantas.

Produtores: Organismos produtores correspondem ao primeiro nível trófico em qualquer cadeia alimentar analisada. Nele se encontram os seres capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, organismos autotróficos.