Qual é a data de expedição da certidão de nascimento?

Perguntado por: imoreira7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A emissão da primeira via de certidão de nascimento tem o prazo para ser realizada de até 15 dias, a contar da data de nascimento.

Indica que um documento está pronto e foi encaminhado ao seu destinatário.

A data de emissão é a mesma coisa que a data de expedição. Alguns documentos utilizam a expressão “data de emissão” para representar o período em que determinado documento, por exemplo, foi emitido.

Hoje é possível consultar uma certidão de publicação expedida pela internet, eliminando a necessidade de ir até o fórum ou cartório. Essa consulta pode ser feita no site do Diário usando o número do processo ou pelo número de inscrição e nome do advogado envolvido (ou das partes envolvidas).

Uma certidão de publicação expedida é um documento oficial, emitido por órgãos administrativos, com o objetivo de divulgar o prazo para que um processo seja cumprido de acordo com a lei.

A expedição de documentos é um serviço prestado pela Coordenação de Protocolo (COP) do Arquivo Central, por meio do contrato da UnB junto aos Correios. Esse serviço consiste no envio dos documentos oficiais da UnB destinados a outros órgãos públicos, pessoas físicas e/ou jurídicas em âmbito nacional ou internacional.

O termo órgão emissor ou expedidor diz respeito à instituição pública que realiza o registro e a emissão de algum documento - entram nisso a sua carteira de RG, a carteira de habilitação para dirigir, certidão de nascimento, passaporte, entre outros.

Portanto, a forma mais simples, rápida, fácil e gratuita de verificar uma data de nascimento pelo CPF é solicitar o documento para a pessoa. O documento de CPF contém o número que indica a pessoa física que detém o documento, o nome completo do titular e a data de nascimento, composta por dia, mês e ano.

Ela também é chamada de data de expedição. Para saber onde encontrar a informação é só virar o verso do RG. Nessa região estão localizados os dados pessoais do cidadão, o nome, a data de nascimento e o CPF. A data de emissão está presente na parte superior do documento, ao lado do número de RG.

Expedição de documentos:
A expedição é por onde sai o documento. Deve-se verificar se faltam folhas ou anexos. Também deve numerar e datar a correspondência no original e nas cópias, pois as cópias são o acompanhamento da tramitação do documento na empresa e serão encaminhadas ao arquivo.

Os locais de expedição são entidades organizacionais independentes dentro de um depósito a partir do qual o depósito envia mercadorias. Depois de definir os locais de expedição, você pode criar regras que permitem ao sistema determinar automaticamente o local de expedição correto.

A data de emissão é uma informação fundamental em diversos documentos e notas fiscais. Ela indica o dia em que o documento foi emitido e é utilizada para diversos fins, como comprovação de transações, controle de prazos de validade e organização de registros.

expedição | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Não existe prazo de validade estabelecido em lei para os documentos de identidade (RG). Conforme a própria Constituição (art. 5º, II), ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude da lei.

Portanto, expedição de certidão significa que o cartório fez uma certidão, ou seja, um documento que certifica alguma coisa que foi solicitado por alguém no âmbito judicial, e está certidão está pronta para ser utilizada dentro de algum processo.

O prazo para a expedição da certidão é de até cinco dias.

Em média, o prazo de entrega das certidões varia entre 5 e 15 dias úteis, dependendo do tipo de certidão. Mas existem alguns fatores que podem alterar esses prazos. O atraso na emissão da certidão por parte do cartório ou do órgão emissor pode alterar os prazos.

Uma certidão de cartório expedida que é uma certidão genérica significa que o cartório deixou pronto um documento que foi pedido sobre algo em algum processo, não é mencionado sobre o que se trata.

Caso você precise fazer correções ou incluir alguma alteração recente na certidão de nascimento, é preciso ir até o Cartório de Registro Civil pessoalmente. Assim que as informações estiverem atualizadas no registro do cartório, o documento atualizado pode ser emitido pelo site.

O registro efetuado a posteriori é nulo, pois a Lei de Registros Publicos (Lei n. 6.015 /73), visando resguardar a autenticidade, segurança e eficácia dos negócios jurídicos, veda a duplicidade de registros de nascimento, razão porque o segundo registro deve ser anulado.

Trata-se do processo de embalagem e preparação de uma mercadoria para despacho. Em casos de empresas que apenas gerenciam o armazenamento, a expedição é o momento de conduzir o produto para as companhias que efetivamente realizam o translado para os clientes, com as informações certas.