Qual é a data certa da Semana Santa?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Em 2022, a Semana Santa começa no dia 10 de abril (Domingo de Ramos) e termina em 17 de abril (Domingo de Páscoa).

Em 2023, a Quaresma vai de 22 de fevereiro a 6 de abril.
A Sexta-feira Santa, que representa o dia da morte de Cristo, cai no dia 7 de abril, com a Páscoa — data da ressurreição de Jesus - acontecendo no domingo, dia 9.

Também não há evidências a respeito das datas de morte e ressurreição de Cristo, mas há um período em que elas provavelmente ocorreram. Por isso, a Páscoa segue o calendário lunar, sem uma data fixa, de acordo com o que se sabe sobre os acontecimentos da época.

Isso porque a festividade marca o período de liberdade anterior à Quaresma. Visto que o Domingo de Ramos é celebrado sete dias antes da Páscoa e dá início à Semana Santa, a celebração do Carnaval acontece sempre 40 dias antes, em uma terça-feira. Ou seja, 47 dias antes da data definida para a Páscoa.

A tradição é tão forte que a Quinta-feira Santa é conhecida por Quinta-feira de páscoa, dia de comer o Ovos da Páscoa.

A tradição de abstinência de carne na Sexta-Feira Santa, portanto, não está nos 10 mandamentos, mas é uma norma que visa favorecer a espiritualidade. É um dia de jejum, abstinência de carne e um momento para praticar a caridade, a oração e um pouco mais de silêncio e recolhimento.

O Sábado de Aleluia (em latim: Sabbatum Sanctum), também conhecido como Sábado Santo e Véspera da Páscoa, é uma festividade religiosa que celebra o aguardo pela ressurreição de Jesus após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento.

A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.

Enquete revela equilíbrio no consumo de carne vermelha na Semana Santa: 'A igreja não considera como um pecado grave', diz padre.

PODE COMER OVO NA SEXTA-FEIRA SANTA? Se você está se perguntando se pode comer ovo na Sexta-Feira Santa, a resposta é sim. O alimento não está incluído na lista de comidas proibidas.

No horário da manhã, deve ser realizado um jejum como penitência. Esse jejum só pode ser quebrado após o meio-dia. Nada de namoro e nem sexo.

A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

Nada de namoro nem relações sexuais neste dia. A tradição também é clara sobre esse tema. Os católicos devem evitar qualquer tipo de prazer, por se tratar de uma data dedicada à abstinência e à reflexão. Nada de bebedeira também.

Segundo a Bíblia, a morte e a ressurreição de Jesus ocorreram na época da Páscoa Judaica (Pessach), que celebra a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito e, tradicionalmente, ocorria na primeira Lua Cheia depois do equinócio da primavera no hemisfério norte.

Os dois são símbolos de renovação, de fertilidade, então eles acabaram vindo associados. Mas se você pensa assim realisticamente, literalmente não faz sentido porque o coelho não é um animal que bota ovo".

O que se pratica na Quaresma? Abstinência de carne, rotina de orações e leitura bíblica são algumas práticas comuns do período da Quaresma. Como vimos, a prática do jejum é observada por muitos fiéis durante os 40 dias de extensão desse período.

Não apenas na Sexta-feira Santa, mas ao longo de toda a quaresma os católicos se abstêm do consumo de carne. Porém, o consumo dos subprodutos dos animais que produzem a carne tem consumo liberado, que é o caso dos ovos e do laticínio.

O Domingo de Páscoa é momento de festividade e, apesar de não ter mais restrições do que comer, tradicionalmente os peixes ainda reinam no cardápio do almoço de Páscoa. Como sobremesa, é dia também de devorar os ovos de Páscoa e outros pratos cujo chocolate é o ingrediente principal.

Ovos de galinha são consumidos na Páscoa há séculos. Há muito tempo, os ovos simbolizam o renascimento e a renovação, o que os torna perfeitos para comemorar a história da ressurreição de Jesus, que coincide com a chegada da primavera no hemisfério norte.

Segundo o padre Nilton Pereira, não há nenhuma recomendação por parte da Igreja Católica para o fato dos fieis deixarem de tomar banho, limpar a casa e não pegar em dinheiro. “Nesta época, a espiritualidade é muito forte e neste período as pessoas associam o dinheiro ao fato de Judas ter vendido Jesus.