Qual é a dança típica do Uruguai?

Perguntado por: ooliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Candombe

Candombe é um ritmo procedente da África, que tem sido parte importante da cultura uruguaia desde o século XVIII. Esse ritmo chegou ao Uruguai graças aos escravos chegados da África, e é ouvido até hoje nas ruas, nos becos e nos carnavais do país.

O país conserva danças folclóricas como a yuki, pericón, a polca paraguaia e chiperita, dentre outras. Várias são mesclas de ritmos europeus com os indígenas que são executadas com roupas tradicionais. Em termos musicais destaca-se a harpa paraguaia.

O chimarrão, o churrasco e o futebol marcam o ritmo cotidiano dos uruguaios. Os turistas não poderão eludir alguns costumes na estada pelo país. Antes os bairros se faziam em tablados nas ruas – sobretudo em Montevidéu – uma vez que chegava o carnaval.

Carnaval do Uruguai é um dos mais longos do mundo, com mais de 40 dias de festa. Ocorre geralmente de janeiro a março, o Carnaval do Uruguai tem celebrações na capital: Montevidéu.

O tango e o candombe são as expressões musicais e artísticas que mais definem a cultura uruguaia. Ambos os estilos foram declarados patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO no ano de 2009 e atualmente em Montevidéu pode-se assistir a numerosas atividades relacionadas com estes estilos populares.

Cultura. No atual Uruguai predomina a tradição cultural europeia. No século XIX foi produzida uma afluência massiva da população europeia, principalmente de espanhóis e italianos. Igual que na Argentina, cuja música e danças folclóricas são semelhantes, o gaúcho é o motivo principal.

O litoral uruguaio é vasto e recebe milhares de visitantes durante as épocas de verão. As praias mais famosas são as praias de Punta del Este, Cabo Polônio e Punta del Diablo, mas também se destacam as praias de Piriápolis, José Ignacio, La Paloma e La Pedreira.

futebol

O esporte no Uruguai tem um proeminente fator na sociedade do uruguaia. O futebol é o principal desporto nacional. Logo após se encontram o basquetebol, ciclismo, boxe e rugby.

Caporales

Caporales é uma dança da Bolívia criada e exibida em 1969 pelos irmãos Estrada, que tiveram como inspiração a Saya afro-boliviana.

tango

O tango e o folclore são os gêneros mais tradicionais, mas talvez a verdadeira música de todos os dias seja a cumbia.

rasqueado

Nascido da convivência entre negros, índios e brancos, o rasqueado é hoje o ritmo folclórico símbolo de Mato Grosso.

Canto, música, repentes, fogueiras, demonstrações de destrezas campeiras se juntam nestas festividades, que constituem uma marca típica da identidade uruguaia que não pode deixar de se conhecer.

O Uruguai é um país de clima temperado, parecido ao europeu, com estações climáticas bem definidas. Por ser um país plano, sem muitas elevações, o vento circula com facilidade, com influência de ventos quentes vindos do Brasil e frios vindo da Argentina.

Em 1961 a Conferência Episcopal do Uruguai pediu ao Papa João XXIII que proclamasse Nossa Senhora dos Trinta e Três como Padroeira do Uruguai.

O Uruguai é um país localizado na América do Sul, fazendo fronteira com o Brasil e a Argentina. Tem como capital a cidade de Montevidéu, situada no litoral sul do país, onde se concentra quase a metade de toda a sua população. Ao todo, vivem no Uruguai 3,4 milhões de pessoas. O país possui clima ameno e relevo suave.

Páginas na categoria "Cantores do Uruguai"

  • Fernando Cabrera.
  • Laura Canoura.
  • José Carbajal.

A murga é a expressão cultural mais forte do Uruguai e o mais importante a saber sobre ela é que pertence ao povo. São letras com humor, sátira e crítica que funcionam como hinos que, cantados em conjunto, unem a comunidade e fortalecem uma identidade coletiva.

Li que na alta temporada, existem mais blitz, inclusive com bafômetro. É bom saber que no Uruguai a tolerância para dirigir embriagado também é zero, como no Brasil.