Qual é a dança típica de Rondônia?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

As danças típicas de Rondônia, são as seguintes: Marujada, Carimbó e. Cirandas.

Maçarico. Uma das danças mais conhecidas da região do Amazonas. Leva esse nome em alusão ao pássaro Maçarico, muito comum na fauna regional.

A dança do carimbó é feita em pares, que formam uma roda. O rapaz convida a moça para a dança batendo palmas na frente dela. Com as saias, as mulheres executam movimentos tentando cobrir a cabeça dos seus pares. Há passos que imitam movimentos de animais.

Festas típicas. Botos que dançam nas festas e emprenham donzelas. Iaras que seduzem os homens e os levam para seus reinos encantados. Cobras-grandes, Curupiras, Caaporas, Matintapereira, cabeças voadoras de pessoas transformadas em duendes que vagam à noite.

O "Pirarucu Rondon

O "Pirarucu Rondon" foi reconhecido oficialmente como o prato culinário de Porto Velho. A apresentação aconteceu nesta quinta-feira (18), durante a 1º Mostra Gastronômica na cozinha da Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A receita foi reconhecida em portaria do Governo de Rondônia.

suça

A suça é uma Manifestação de dança ao som de viola, tambores, pandeiros, caixa e ou instrumentos de metal e sopro é realizada no Estado do Tocantins em diversas festas religiosas. É denominada de suça ou súcia, sendo chamada também de batuque ou samba que se mescla com a dança do tambor, com o chorado e a jiquitaia.

A plena é um gênero musical, cântico e dança originário de Ponce, Porto Rico.

Uma das mais tradicionais manifestações artísticas dos povos indígenas, a dança parixara reúne elementos musicais e corporais como forma de culto à colheita e caça. A junção entre o artístico e o religioso desperta a curiosidade dos não-índios.

O carimbó é uma dança cultural da região Norte, que teve origem no estado do Pará durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas. O nome é em homenagem ao instrumento musical indígena curimbó, tambor artesanal utilizado em apresentações artísticas e religiosas.

Além das toadas do boi-bumbá, a riqueza musical e coreográfica da Amazônia apresenta um grande elenco de músicas, ritmos e danças, como a dança das pretinhas de Angola, o bangüê, o batuque, o marabaixo, o gambá, o carimbó, o siriá, a chula marajoara, a dança do coco, a ciranda, o lundu, a marujada de Bragança (chorado, ...

Danças Folclóricas do Rio Grande do Sul: Chimarrita; Milonga; Vaneirão/Vaneira/Vaneirinha; Chula; Pezinho; Xote ou Chote; Bugio; Mazurca; Contrapasso; Marcha; Polca; Chamamé; Rancheira; Balaio; Caranguejo; Xote Carreirinha; e Xote das Duas Damas.

Quais são os tipos de carimbó?

  • Carimbó Praieiro;
  • Carimbó Pastoril;
  • Carimbó Rural.

O carimbó é uma dança cultural da região Norte, assim, tem a sua origem no estado do Pará durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas. Nesse sentido, o nome é em homenagem ao instrumento musical indígena curimbó, tambor artesanal muito usado em apresentações artísticas e religiosas.

O carimbó é uma dança de roda, tradicional da cultura da região Norte, que teve origem no estado do Pará. O carimbó é uma dança de roda típica do nordeste do estado do Pará, situado na região Norte do Brasil.

NAZARÉ/RONDÔNIA
Dos narradores ouvidos na comunidade às margens do Rio Madeira, os mitos mais recorrentes mencionados em suas narrativas são os originários das águas - justamente boto e cobra grande, em seguida, os da floresta - Curupira e Matinta Pereira.

O território de Rondônia pertenceu aos estados de Amazonas e Mato Grosso, sendo transformado em território nacional em 1943, com o nome de Território de Guaporé. Já em 1956, o nome do território foi mudado para Rondônia, uma homenagem a um dos desbravadores da região, o marechal Cândido Rondon.