Qual é a dança típica de Pernambuco?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

frevo

Todo pernambucano e, até brasileiro, conhece o frevo, dança típica pernambucana. Famosa e difundida principalmente no Carnaval, ela surgiu em Pernambuco entre os séculos XIX e XX, sendo instituída primeiro como um ritmo carnavalesco.

O frevo tem origem no século XIX na cidade de Recife, em Pernambuco. Foi decorrência da rivalidade entre as bandas militares e os escravizados que tinham se tornado livres. A palavra frevo surge como uma corruptela do verbo ferver (“frever”), isso porque o frevo é uma dança frenética, de ritmo muito acelerado.

Seu surgimento ocorreu no período colonial brasileiro, no estado de Pernambuco. A realização do maracatu se diferencia em dois tipos: o maracatu nação ou de baque virado e o maracatu rural ou de baque solto.

São inúmeros estilos de dança (e o Brasil é rico nessa diversidade), mas quando se fala em aula de dança popular em Pernambuco, os que mais vamos encontrar: frevo, maracatu, caboclinho, coco de roda, ciranda, cavalo marinho e xaxado, além de dança africana, que tem forte influência nos ritmos brasileiros.

Além do frevo, o maracatu e os caboclinhos, que remontam às raízes africanas e indígenas com todos os seus tambores, apitos, realeza e culto da jurema, compõem a própria identidade do Carnaval pernambucano, da forma como ela é divulgada para os turistas e a população.

Os bailes populares eram conhecidos em Pernambuco por "forrobodó" ou "forrobodança" ou ainda "forrobodão" já em fins do século XIX. O forró tornou-se um fenômeno pop em princípios da década de 1950.

Tem o maracatu, o caboclinho, o coco de roda, a ciranda e o maior de todos os representantes - o frevo! O ritmo, aliás, é único e teve origem no próprio estado. Na festa, além das ladeiras de Olinda, do fervor do Recife Antigo, tem também o Galo da Madrugada, o maior bloco de rua do mundo (segundo o Guinness Book).

O maracatu é uma dança com raízes religiosas e históricas muito popular em Pernambuco, e que apresenta variações de tipos e nomes: maracatu de baque virado, maracatu nação, maracatu rural, maracatu de orquestra, entre outros.

O maracatu é uma manifestação do folclore brasileiro que envolve dança e música. Sua origem remonta a época do Brasil Colonial e consiste em uma mistura das culturas africana, portuguesa e indígena.

Capital mais antiga: A cidade de Recife foi fundada em 1537, sendo a capital Brasileira mais antiga. Maior bloco de Carnaval: O Guinness Book considera o bloco pernambucano “Galo da Madrugada” como o maior bloco de Carnaval do mundo.

Os maracatus dançam ao som dos seguintes instrumentos musicais: tarol, chocalho, zabumba, tambores, gonguê e ganzás. As danças são marcadas por coreografias específicas, parecidas com danças do candomblé. Os participantes representam personagens históricos (reis, embaixadores, rainhas).

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

Principais danças folclóricas do Brasil

  • Samba de Roda. Estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. ...
  • Maracatu. O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. ...
  • Frevo. ...
  • Baião. ...
  • Catira. ...
  • Quadrilha.

O frevo teve os primeiros registros no final do século XIX, na cidade de Recife, no estado de Pernambuco, em virtude de atritos entre bandas militares e os ex-escravizados. O termo “frevo” vem do verbo “ferver”, que sofreu alteração popular para “frever”, já que a dança possui um ritmo bastante acelerado.

O Frevo nasceu no Recife, capital de Pernambuco, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira. Surgiu no final do século XIX, mas desde 2012 é do mundo inteiro quando foi considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Um dos ritmos do forró, o xaxado surgiu em Pernambuco na segunda década do século 20, executada originalmente apenas por figurantes masculinos. É possível que remonte aos gritos de guerra dos cangaceiros e que tenha sido difundido no Nordeste brasileiro pelo bando de Virgulino Ferreira, o Lampião.