Qual é a dança típica de Goiás?

Perguntado por: efrutuoso8 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com inflências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou "o catira") tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e interior de São Paulo.

Cultura de Goiás
A cultura goiana tem como influências o meio rural e os ritos religiosos. São manifestações culturais importantes de Goiás as Cavalhadas e a Festa do Divino, realizadas em Pirenópolis. Há ainda várias festejos e cortejos religiosos, realizados em cidades do interior goiano.

Siriri

Siriri é uma dança folclórica da Região Centro-Oeste do Brasil (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), e faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos. A dança lembra as brincadeiras indígenas, com ritmo e expressão hispano-lusitana. Pode ser comparado com o fandango do litoral brasileiro.

Nesse cenário podemos citar o estado de Goiás, que tem a música difundida no restante do país com destaque para seu estilo sertanejo: raiz, moda de viola e universitário.

Assim, Goiás possui festas tradicionais, como as Cavalhadas e a Procissão do Fogaréu. Além de danças, cantigas e rituais religiosos, há outros costumes goianos significativos, como o mutirão das fiandeiras, durante o qual senhoras preparam o algodão para depois produzir tecidos.

Tipos de dança: principais estilos e ritmos

  1. Balé Clássico. Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo. ...
  2. Dança contemporânea. ...
  3. Jazz. ...
  4. Sapateado. ...
  5. Samba. ...
  6. Forró ...
  7. Dança de rua. ...
  8. Dança de salão.

O Xote é dança de origem húngara e foi trazido para Bragança pela aristocracia da época, ganhando no local novos manejos coreográficos tipicamente regionais. Conquistou peculiaridade e fama pelo jeito bragantino de ser dançado.

Principais danças folclóricas do Brasil

  • Samba de Roda. Estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. ...
  • Maracatu. O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. ...
  • Frevo. ...
  • Baião. ...
  • Catira. ...
  • Quadrilha.

O goiano fala “eu ajoelhei”, “eu aposentei”, ao invés de “eu me ajoelhei” e “eu me aposentei”, explica a coordenadora do projeto e professora da UFG, Vânia Cristina Casseb Galvão. De acordo com a professora, 80% dos goianos não realizam a marca de reflexividade na fala.

O nome Goiás origina-se da denominação da tribo indígena “guaiás, que quer dizer “indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça”. A história do estado está na descoberta das suas primeiras minas de ouro, nos séculos XVII e XVIII, iniciada com a chegada dos bandeirantes, vindos de São Paulo em 1727.

O folclore goiano é muito rico em lendas, contos, danças, festas populares, folguedos e personagens folclóricos. A cultura popular em Goiás é valorizada e mantida, principalmente, através das tradições e literatura oral nas áreas interiores do estado.

A música sertaneja é a principal marca de expressão musical da Região Centro-Oeste. Além dela, o rasqueado e a guarânia também estão presentes na região.

As danças do Norte foram Lundu Marajoara e Carimbó; do Nordeste Afoxé e Frevo; Engenho de Maromba e Xote Carreirinho do Centro-Oeste; Sudeste as Quadrilhas Mineiras e o Samba Carioca.

1- Rolou votação, em 1933, para escolha do nome da nova capital e, por pouco, Goiânia não se chama “Petrônia” em homenagem a Pedro Ludovico Teixeira; 2- O nome “Goiânia” foi sugerido pelo professor Alfredo de Faria Castro. Goiânia tem origem em Goyanna, que vem do Tupi-Guarani, que significa “terra de muitas águas”.

Puxar o “r” caracteriza a nossa goianidade e possibilita um sentimento de pertencimento e resgate da nossa raíz. Como, por exemplo, em uma viagem para São Paulo, um desconhecido me cumprimentou e me perguntou se era de Goiás.

O contato entre nativos indígenas, negros e os bandeirantes foi fator decisivo para a formação da cultura do Estado, deixando como legado as principais cidades históricas, como Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Goiás, antiga Vila Boa e primeira capital de Goiás.