Qual é a cultura dos sumérios?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

A cultura suméria era baseada, principalmente, no culto aos deuses, pois eles eram politeístas. Destacaram-se muito também na arquitetura, na construção dos zigurates. A língua dos sumérios foi a primeira do mundo.

Principais Características dos Sumérios
Eles produziam e vendiam artesanato, cerâmica, bem como produtos agrícolas, e eram responsáveis por um sistema de irrigação bastante complexo. Os sumérios eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses.

Os sumérios eram politeístas, isto é, sua religião comportava diversos deuses. Estes possuíam diversificados campos de atuação: existia a deusa do amor, da guerra, da agricultura.

As fachadas com colunas tinham decoração de lápis-lazúli, conchas e madrepérola. Também eram produzidas jóias do mais delicado trabalho em ouro e prata, esculturas de cobre, cerâmica, gravuras e selos. Os sumérios trabalhavam bem a pedra e a madeira, e foram pioneiros na utilização de veículos com rodas.

Curiosidades sobre os sumérios
Os sumérios inventaram os primeiros livros. Entre esses, vários de Química, explicando questões complexas do universo. Eram ótimos em Matemática. Alguns historiadores acreditam que os sumérios podem ter inventado o primeiro veículo (animais puxando estrutura com roda).

Os sumérios foram um dos primeiros povos a habitar a Mesopotâmia e ficaram conhecidos pelo desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade. Os sumérios ficaram conhecidos como um dos primeiros povos que se estabeleceram na Mesopotâmia e por desenvolverem as primeiras cidades dessa região.

Os sumérios foram um dos povos mais importantes da antiguidade. Viveram ao sul da Mesopotâmia, onde hoje estão o Iraque e a Síria, no período entre 6.500 a.C. e 1.940 a.C. Além de desenvolverem uma das primeiras formas de escrita, a cuneiforme, também deram grandes contribuições para o desenvolvimento da astronomia.

Além da água e comida encontradas em abundância na região, outro fator que explica a sedentarização dos Sumérios era a segurança com que viviam na Mesopotâmia, pois aquela área é cercada por algumas cadeias montanhosas ao norte e à oeste, pelo Golfo Pérsico ao sudoeste, e pelo deserto da Síria ao sul e leste.

Os sumérios tinham como a sua principal atividade a agricultura e o comércio, que foram características marcantes da sua civilização. Cada cidade tinha a sua própria divindade, por esse motivo os templos eram as edificaçõesprincipais da cidade-estado, chamados de Zigurates.

Os sumérios tinham quatro divindades fundamentais, conhecidas como deuses criadores. Estes deuses eram: An, deus do céu; Ki, deusa da terra; Enlil, deus do ar e Enki, deus da água.

Na Mesopotâmia (região situada entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, onde hoje se localiza o Iraque) surgiram e se desenvolveram vários povos a partir de mais ou menos 3.500 a.C. Os sumérios foram os primeiros habitantes da região, e os primeiros a cultivar a astronomia.

escrita cuneiforme

Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones.

No final do quarto milénio a.C., no rescaldo da invenção da escrita (c. 3300 a.C.), surgiu nos templos sumérios a primeira educação letrada, vocacionada, sobretudo, a formar administradores para a gestão das transacções comerciais aí praticadas e sacerdotes para os seus deveres litúrgicos e criação hínica.

Os sumérios eram um povo que se estabeleceu na Mesopotâmia a partir de 5000 a.C., ao sul dessa região. Eles foram considerados o primeiro povo a fixar-se de forma sedentária com a fundação de suas cidades. Atribui-se a eles grandes construções e a invenção da primeira forma de escrita da humanidade.