Qual é a cultura do povo inca?

Perguntado por: eribeiro6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Com grande habilidade de negociação, os incas dominaram vários povos, oferecendo terras em troca de trabalho e de tributos. A base da economia era a agricultura – eles produziam tudo o que consumiam.

Eles criaram obras grandiosas e de imenso fascínio atualmente, como Machu Picchu, uma cidade-fortaleza no alto da Cordilheira dos Andes, uma das sete maravilhas do mundo. A religião inca era politeísta, com deuses baseados nos elementos da natureza. A política inca era imperial e teocrática.

É o caso da civilização Inca, que surgiu na região do atual Peru e se estendeu por um território de mais de 4.000 km, do Equador até o norte da Argentina.

A arquitetura inca é muito notável porque foi construída em fortes edificações de pedra. Uma das características destacáveis é o corte e encaixe perfeito entre as pedras que resistiram aos terremotos frequentes da região. Por exemplo, as construções de Machu Picchu ainda podem ser visitadas no país do Peru.

Os artistas incas usavam materiais como prata, joias, tecidos, ouro, entre outros em suas produções. As obras traziam bastante detalhes, sofisticação, luxo, precisão e representações da imagem de elementos da natureza, deuses e animais. Os incas eram muito criativos e dinâmicos em suas produções.

Os incas tinham o Sol (Inti) como sua divindade principal, porém adoravam também a outras entidades celestes como, por exemplo, a lua (Quilla), Vênus (Chaska), relâmpagos (Illapa), as Plêiades, entre outras.

De forma geral, a cultura é o conjunto de características e conhecimentos de um determinado grupo de pessoas, abrangendo a língua, religião, culinária, hábitos sociais, música e artes.

quéchua

No Império Inca o quéchua se transformou na língua geral para comunicação entre os povos que falavam diferentes línguas e se consolidou como língua da administração e controle, bem como para a transmissão de saberes5, por isso o conhecemos como a língua dos Incas, embora falassem as línguas puquina e aymara.

Eles construíram terraços nas montanhas para o cultivo em áreas montanhosas e também desenvolveram um sistema de estradas que conectava diferentes territórios do império. A religião inca era politeísta, com muitos deuses e deusas, sendo o deus do sol, Inti, o mais importante.

Contudo haviam domesticado o algodão, utilizavam a cerâmica, bem como a lã da alpaca e da vicunha para se vestirem. Igualmente, seu alimento sagrado era o milho e estima-se que havia cerca de 200 espécies distintas deste grão.

Durante seu reinado, os incas iniciaram a conquista territorial da região andina, processo que foi continuado por outros imperadores incas. Os incas conseguiram construir um império territorialmente muito vasto, que se estendia por mais de 4 mil quilômetros, desde parte da Colômbia até o norte do Chile e da Argentina.

A civilização inca tinha um governo monárquico e teocrático, onde a autoridade mais alta era 'o inca'. O estado inca foi dividido em quatro e cada um era responsável por um 'Tucuy Ricuy', que atuava como governador do referido território.

A comida inca consistia principalmente de vegetais, pães, bolos e mingaus de cereais (notadamente de milho ou aveia), e carne (assados ou guisados), comumente de caititus (porcos selvagens) e de lhama.

A religião era uma parte importante da vida Inca e assim como outros povos pré-colombianos, eram politeístas. Os Incas acreditavam em uma série de divindades e deuses, que tinham poder sobre vários aspectos da vida, como a agricultura, a guerra e a saúde e prosperidade.

As casas eram circulares, cobertas de palha ou com uma espécie de abóboda de pedra. A porta de entrada era única, sendo apenas coberta por uma pele ou palha.

Artesanato Inca
Fibras, tintas vegetais, madeira, metal e cerâmica eram os principais materiais utilizados pelos incas, que produziam objetos utilitários e de adorno, desde cestos, redes e joias, além de fazerem pinturas em tecidos. Muitos objetos eram ritualísticos, ou seja, eram utilizados nas cerimônias.

A economia Inca - essencialmente baseada na agricultura - tinha um caráter bastante heterogêneo, ou seja, não havia uma unidade de organização econômica.

Quais foram as ciências desenvolvidas pelos Incas? A educação inca teve altos desenvolvimentos em várias ciências, como astronomia, medicina, matemática e cirurgia. Na medicina, os incas se destacaram pelas “trepanaciones cranianas”. Essas operações foram necessárias durante os períodos de guerra.

O Império Inca era governado por um imperador nomeado de Sapa Inca. As lendas desse povo afirmavam que o primeiro grande imperador inca havia sido Pachacuti, que teria assumido o trono a partir de 1438.

Inti, o deus Sol, era a divindade protetora da casa real. Seu calor beneficiava a terra andina e fazia as plantas florescerem. Era representado com um rosto humano sobre um disco radiante. A grande Festa do Sol, o Inti Raymi, era celebrada no solstício de inverno.