Qual é a culinária típica de Maceió?

Perguntado por: ucrespo . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Em Maceió, ou qualquer outra cidade alagoana, não pode faltar a tapioca, o cuscuz e alguma raiz, como a macaxeira, o inhame ou a batata-doce, no café da manhã. O café da manhã do alagoano também tem charque, salsicha, ovo, queijo coalho, bolos, pães, frios e frutas, leite quente e café.

As frutas tropicais encontradas em Alagoas, entre elas manga, jaca, mangaba, abacaxi, banana, pitanga, graviola, caju, cajá e acerola, são transformadas em sucos, sorvetes, doces, coquetéis e batidas.

carne de sol

Em Maceió, diversos restaurantes oferecem carne de sol como prato principal, com diferentes preparações. Além disso, a carne também é usada como recheio de pastéis, escondidinho e uma série de outras receitas muito saborosas.

Cocada da Massagueira
É nessa região também que encontramos as famosas cocadas, doce feito com coco, açúcar, afeto e muito amor. E tem cocada dos sabores mais diferentes – além da tradicional de coco, tem de goiaba, maracujá, chocolate, morango e leite condensado. Imperdível!

Continue a leitura do artigo e confira 6 comidas típicas de Alagoas para experienciar a gastronomia do estado!

  1. Sururu de Capote. Este prato é típico da região litorânea do estado de Alagoas. ...
  2. Umbuzada Sertaneja. ...
  3. Pudim de Tapioca. ...
  4. Bolinhos de Goma. ...
  5. Siri mole ao coco. ...
  6. Sururu ao coco.

A economia alagoana tem sido tradicionalmente baseada na agricultura, tendo como principal produto a cana-de-açúcar. O setor industrial é constituído por usinas açucareiras, fábricas de beneficiamento de algodão e sisal e fábricas de tecidos, apresentando desenvolvimento relativamente pequeno.

Por lá, além do famoso filé alagoano, você pode encontrar artesanato de vários outros tipos. Palha, cerâmica, barro e renda são apenas alguns deles.

Na microrregião de Maceió, predomina o pessoal ocupado nas divisões de borracha e plástico e produtos de metal, mais afeitas às estruturas urbanas adensadas.

Bumba meu boi, cavalhada, pastoril, coco de roda e danças são algumas das tradições mais conhecidas que ocorrem durante as celebrações do folclore.

Dentre as manifestações folclóricas há os diversos folguedos, tais como: Caboclinho, Carvalhada, Chegança, Coco Alagoano, Festa de Reis, Guerreiro, Pastoril, Reisado, Quilombo, Zabumba, e, também, o artesanato representado pelo filé e pela cerâmica que encanta a todos por sua criatividade, originalidade e beleza.

Além de artigos feitos com a palha de Ouricuri, fibra de bananeira, madeira, barro, argila, ferro, couro e até com semente de coco. Uma variedade de materiais que nas mãos de artesãos se transformam em peças de artesanato que mostram toda a riqueza e identidade do povo alagoano.

Além do turismo, a cidade investe também na extração de petróleo e em agricultura e pecuária. É rica em sal-gema e é conhecida, ainda, pelos cultivos de arroz, feijão, algodão, banana, abacaxi, coco-da-baía e fumo.

Alagoas

  • Avalie: imagine, veja só;
  • Azogado: pessoa inquieta ou ansiosa;
  • Biboca: lugar distante ou esquisito;
  • Catenga: lagartixa;
  • Chimbra: bola de gude;
  • Lomba: algo engraçado;
  • Peidado: revoltado, indignado ou satisfeito.

As principais festas de Alagoas são no Natal: Reisado, Pastoril, Guerreiros, Cheganças, Quilombos, Caboclinhos, Toré, Marujada, Procissão Marítima de Iemanjá (8 de dezembro) e o Festival do Mar. Nos festejos juninos, as Bandas de Pífanos, Cavalhadas, repentistas e comidas típicas.

Para o alagoano, não existe festa junina sem milho. É bolo de milho, mungunzá, canjica, pamonha, milho cozido, milho assado… Além das comidas à base de amendoim, como a paçoca e pé-de-moleque, por exemplo. Comidas que você certamente irá encontrar em uma festa junina típica.