Qual é a crise da meia-idade?

Perguntado por: emonteiro8 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

O termo crise de meia-idade foi criado pelo médico canadense Elliott Jaques, para se referir a pessoas que se sentem perdidas ao ver que a suposta “fase da juventude chegou ao fim”, o que, normalmente, ocorre por volta dos 40 ou 60 anos. “Ou seja, trata-se de um sentimento que mistura frustração, insegurança e medo.

A psicóloga Lúcia Magnus Marques, especialista em terapia de casal e família, explica que a crise dos 40 anos é um processo de passagem da adultez jovem para a maturidade e, do ponto de vista da psicologia, um dos momentos de instabilidade esperados ao longo da vida.

O extenso banco de dados analisado — a partir de pesquisas internacionais que mediram o bem-estar de pessoas usando diferentes metodologias — mostrou que, em média, a idade mais infeliz das pessoas nos países desenvolvidos é em torno dos 47,2 anos, enquanto nos países em desenvolvimento é 48,2 anos.

Idade: Meia-idade começa aos 35 e termina aos 58, diz estudo
Conforme os autores do estudo, os 23 anos entre as duas etapas da vida equivalem ao que os especialistas chamam de meia-idade.

As características da fase de meia-idade evidenciam que esse período da vida é marcado por introspecção e reavaliação de vários fatores presentes no cotidiano em virtude das variadas mudanças: a independência dos filhos, a aproximação ou efetivação da aposentadoria, as modificações físicas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o envelhecimento em quatro estágios: meia-idade: 45 a 59 anos; idoso(a): 60 a 74 anos; ancião: 75 a 90 anos; velhice extrema: 90 anos em diante.

Significado de Meia-idade
substantivo feminino Período de vida compreendido entre a maturidade e a velhice, geralmente, entre os quarenta e os cinquenta e cinco anos: homem de meia-idade.

1. Idade humana entre a idade adulta madura e a velhice, aproximadamente entre 40 e os 60 anos.

Dicas Poderosas Para Superar a Crise da Meia Idade

  1. 1 – Reconhecer o Momento Pelo Qual Está Passando.
  2. 2 – Procure Apoio.
  3. 3 – Descobrir o Lado Positivo da Situação.
  4. 4 – Cuide da Sua Saúde e Bem-estar.
  5. 5 – Faça Coisas Que Te Deixam Feliz.

Confira quais são elas!

  1. Assuma a responsabilidade de salvar o casamento. ...
  2. Não questione suas escolhas do passado. ...
  3. Não foque nos problemas do relacionamento. ...
  4. Não use a separação para unir o casal novamente. ...
  5. Não fale sobre a crise no casamento com outras pessoas.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Geralmente, os antidepressivos têm um prazo de até três semanas para causar o efeito desejado. Então é comum que você ainda se sinta deprimido durante esse período.

Diminuição da massa magra, aumento da taxa de gordura e distúrbios hormonais são alterações comuns nessa fase da vida. Conheça algumas delas. Com o passar dos anos a idade e as marcas deixadas pelo tempo podem assustar. Isso porque, há uma série de mudanças que acontecem em nosso corpo e metabolismo.

A madurescência ou meia-idade, como é conhecida popularmente, diz respeito ao período de vida do ser humano que se encontra entre o final da vida adulta e o início da terceira idade, englobando a faixa etária de 40 a 60 anos em média (Eizirik & Bassols, 2013).

Na teoria de Freud, aos 40 anos, o homem ingressava em uma encruzilhada onde vitalidade sexual, atitudes de autoafirmação e medo do envelhecimento se confrontavam. Era a idade do lobo.

Entre os 45 e 50 anos de idade, o corpo do homem passa pelo que chamamos de andropausa, também conhecida como “menopausa masculina”. Esse período da vida é marcado pela diminuição nos níveis de testosterona no organismo, o que, dentre outras complicações, pode afetar a vida sexual do paciente.

Agora, a terceira idade está sendo chamada de melhor idade. Ela se inicia aos 60 anos, quando a maioria recorre à aposentadoria e possui uma mudança de rotina. Essa mudança de rotina faz toda a diferença para ter ou não mais vitalidade e disposição nos anos seguintes.