Qual é a crença do xamanismo?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

O xamanismo – esta rede ou malha de conexões entre princípios anímicos que vivem por detrás dos corpos visíveis – é algo por princípio criativo e voltado para a alteridade.

Criado por antropólogos, o termo xamanismo é um conjunto de práticas ancestrais, em que a natureza, os animais, as plantas, as pedras, o universo e o planeta são vistos como sagrados, divindade ou espíritos de luz.

O termo Xamanismo, criado por antropólogos, é uma conjuntura que compõe todas as práticas ancestrais que mantêm relação com o sagrado, divindades, espíritos, e estados alterados de consciência.

Xamanismo e Espiritismo
A habilidade de ver espíritos dos mortos, nata ou desenvolvida por treinamento, possuem grandes afinidades com as habilidades próprias de um xamã (ELIADE, 2002, p. 104), e isto é a base fundamental do Espiritismo, a comunicação com o mundo dos mortos através de transes (KARDEC, 1998, p. 235).

Nestas, não há exatamente deuses que encarnam ou que detém poderes sobre fenômenos naturais, para os quais são erguidos templos e oferecidos sacrifícios (como no caso dos Aztecas ou dos Mayas).

O termo Xamanismo, criado por antropólogos, é um conjunto de práticas ancestrais, em que a natureza, os animais, as plantas, as pedras, o universo e o planeta são vistos como sagrados, divindade ou espíritos de luz.

Mas como descobrir seu animal de poder? Através de vivências xamânicas e meditações guiadas com tambores, o veículo pelo qual os xamãs fazem sua viagem a outros mundos, é possível acessar uma força ancestral para que a presença desse ser venha ao nosso conhecimento.

Esse retiro tem como propósito nossa reconexão com os ciclos da natureza e o encontro com o ritmo da Mãe para despertarmos nossos sonhos, permitindo a morte de nossas crenças, medos, fracassos e humildemente entregar nossas sementes ao repouso sagrado a espera do renascimento. Um novo ciclo finaliza na natureza.

O que é um xamã:
É o sacerdote que, durante os rituais xamânicos, entra em estado de transe, conseguindo penetrar em reinos sobrenaturais e encontrar soluções para os problemas de uma pessoa ou grupo.

Xamãs são homens e mulheres de grande talento, que dominam um complexo vocabulário e um tesouro de sabedoria a respeito de ervas, rituais, procedimentos de cura e o mundo dos espíritos de suas culturas. Os primeiros exploradores e etnógrafos russos sugeriram que os primeiros xamãs eram simples curadores da natureza.

Longe de ser uma religião, ou uma instituição, o xamanismo é mais do que um conjunto de práticas e saberes. É um modo de ver, sentir e agir no mundo. É também inspiração, entrega, mistério, aprofundamento, expansão e cura. Algo que está prestes a transbordar em cada um.

O casamento baseado na filosofia xamânica celebra o encontro das almas. Agora com o Espaço Xamânico Fênix, vocês também podem celebrar o encontro físico através de um espaço construído para abrigar cerimônias ligadas ao xamanismo.

Não existe neste estilo - música xamânica - uma estrutura de teoria musical, de origem especificamente indígena, que possa ser derivada de outra coisa que não seja a mesma para qualquer outro estilo de música.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.

Neste artigo não defino perfis precisos referentes ao xamã, conhecido em nosso meio como pajé ou curandeiro, figura ímpar da história universal das religiões; tampouco tento produzir, ainda que de forma breve, um arrazoado sobre Psicologia e História das Religiões.

A natureza primitiva e as culturas primordiais são nossas forças motrizes e por isso dizemos: Aho, “que assim seja”, Mitakuye Oyasin, “por todas as nossas relações”; uma saudação indígena, Lakota Sioux, que prospera no centro de nossos corações e reconhece no outro a sua sabedoria.

Estude o xamanismo tradicional.
O método para se tornar um xamã tradicional varia de cultura para cultura, mas tipicamente envolve um súbito evento sobrenatural, a herança da posição ou o treinamento como um aprendiz.

Beija-flor

Beija-flor - Esse animal simboliza cura, amor romântico, claridade, graça e proteção espiritual.

girafa

A girafa é um animal que simboliza a intuição, o olhar para o futuro, a calma, a suavidade e a grandiosidade. É também símbolo de força e persistência.

Em geral, a coruja é relacionada com a sabedoria e o conhecimento. Contudo, esse animal também indica a aproximação das situações relacionadas com a mudança. Ver uma coruja, então, pode ser um sinal de alerta do mundo espiritual; um aviso para você se preparar para futuras mudanças e, consequentemente, transformações.