Qual é a coruja da morte?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Rasga-mortalha: conheça a coruja que é temida popularmente por anunciar a morte.

Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem. A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo.

Em geral, a coruja é relacionada com a sabedoria e o conhecimento. Contudo, esse animal também indica a aproximação das situações relacionadas com a mudança. Ver uma coruja, então, pode ser um sinal de alerta do mundo espiritual; um aviso para você se preparar para futuras mudanças e, consequentemente, transformações.

"Se olhar diretamente nos olhos de uma coruja, ela vai te bicar!" Você já ouviu essa "Ideia de Girino"? Muitas pessoas acreditam que por apresentarem esses olhos grandes, garras, um bico curvo e essa face aparentemente sem muitas expressões; as corujas são animais que estão sempre de prontidão para um ataque.

urubu

Assim como o urubu, a figura do abutre é associada com algumas crendices populares, como a de ser um mau presságio ter um desses pássaros voando sobre a casa ou pousado no telhado da residência. Conforme a superstição, este seria um sinal de que alguém na casa irá morrer.

É ilegal matar qualquer tipo de coruja. Não tente capturá-la sem a orientação de uma autoridade do IBAMA. Não use toxinas nem atire para se livrar de uma coruja. O corujão-orelhudo é o único tipo de coruja que ataca pessoas por perto dos ninhos.

A coruja é notívaga, e como os gregos consideravam a noite o momento propício para o pensamento filosófico, ela era vista como símbolo da busca pelo conhecimento. Que a coruja fotografada seja o bom augúrio, o do conhecimento que derrube todos os muros, os visíveis e os invisíveis.

Associada ao orixá Xangô, a coruja na Umbanda está ligada à justiça e à retidão. Evocar sua força pode ajudar em questões legais ou mesmo em situações menos burocráticas, mas nas quais você tenha se sentido injustiçada ou menosprezada de alguma forma.

Os romanos acreditavam que a coruja trazia má sorte e seu canto anunciava que alguém iria morrer. Muitos ainda dizem que ela traz azar quando sobrevoa a casa. Mas os índios garantem que sorte.

A expressão "onde a coruja dorme" é bastante conhecida no meio do futebol. É usada para indicar quando a bola chutada entra em um dos ângulos retos superiores da trave do gol. Por exemplo: Que golaço do Neymar!

Símbolo da inteligência e da sabedoria, a coruja tem significados que combinam com quem busca crescer e ver além, alcançando vôos mais altos. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão da noite e também simboliza a reflexão e o conhecimento racional e intuitivo.

Coruja - tida como símbolo da sabedoria, é protegida pela mais velha das Àyabá's (mães rainhas), Nanã.

Devido a esta associação, a ave muitas vezes referida como a "coruja de Atena" ou "coruja de Minerva" — tem sido utilizada como um símbolo do conhecimento, sabedoria, perspicácia e erudição em todo o mundo ocidental.

Uma boa visão noturna é importante para a sobrevivência desses animais, uma vez que as corujas são, em sua maioria, noturnas. É durante a noite que a maioria delas captura suas presas, as quais incluem, por exemplo, roedores e marsupiais.

Ele explica que as corujas não são agressivas e só atacam quando se sentem ameaçadas ou para proteger o ninho. Em caso de ferimentos provocados pelas garras ou bico da coruja, a primeira providência é lavar bem a área com água e sabão.

Movendo a cabeça para um lado e para o outro, as aves podem ter uma visão mais ampla de onde se encontram. No caso das corujas, essa agilidade serve para compensar o fato de os olhos delas – grandes, mas quase imóveis – oferecerem um campo visual muito limitado.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em aves de mau agouro, animais que trazem más notícias, como o presságio morte, por exemplo. A lenda da rasga mortalha (nome científico Tyto Furcata) é a personificação dessas aves. "Coruja da morte" e "suindara" são outros nomes populares para a coruja.

Simbologia mística das aves: coruja retrata sabedoria e morte.

Bem-te-vi: denuncia e engravida
Uma lenda paraense diz que quando o bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) canta sobre um quintal ou casa, alguma mulher daquela residência ficará grávida. Então as mulheres ficam sempre atentas aos hábitos desse passeriforme tão comum nas cidades.

Coloque comida de roedores em seu quintal (tais como milho e grãos) para atraí-los. O motivo é que as corujas são suas predadoras. Se não tiverem uma fonte de comida, não terão motivos para morar em sua propriedade. Evite usar pesticidas e venenos na área.

Elas estão ali para proteger seu ninho, seus filhotes e, é bom esclarecer, alimentam-se de insetos, pequenas aves e pequenos roedores. Além disso, como as corujas fazem um verdadeiro alarde ao notarem a proximidade de um cão, é sinal de que atacar elas não querem, elas querem alertar.