Qual é a cor real do vestido?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

A cor original do vestido é azul e preto, mas se você está vendo em branco e dourado não se preocupe, é apenas o seu cérebro pregando uma peça em você.

O vestido, fotografado numa festa de casamento, é azul e preto. Mas muitas pessoas que viram a foto no Tumblr (onde foi publicada pela usuária Swiked) e nas redes sociais juram que é branco e dourado.

Há 8 anos, surgia um mistério na internet e a pergunta "O vestido é branco ou dourado ou preto e azul?" tomou as redes sociais. A questão sobre a cor do vestido viralizou mundialmente e foi pauta em jornais brasileiros. No final, o vestido é preto e azul!

“Em lugares mais frios, a luz é mais azulada”, explica a neurocientista. O cérebro das pessoas que nasceram ou vivem nessas regiões pode dar um desconto e elas tendem a ver o vestido como branco-e-dourado.

Os seres humanos começam a sentir necessidade de se cobrir para proteger o corpo e com o passar do tempo, essas peças foram tomando formas. Acredita-se que as túnicas são as ancestrais dos vestidos na História da Humanidade. As túnicas são peças que surgiram a muito tempo, bem antes da Era Cristã.

Se você procura um vestido dourado longo provavelmente é porque gosta de glamour! Se antes dourado era uma cor restrita a formaturas e grandes eventos de gala hoje em dia até madrinhas de casamento já usam a cor e tiram benefício deste ar glam natural da cor.

Ou do icônico vestido azul da Cinderela? Entre algumas das peças que toda menina já sonhou em ter também está o vestido que Aurora usa no baile no final da animação de A Bela Adormecida, que alterna entre as cores azul e rosa por causa de uma briga entre as teimosas Fadas Boas, lembra?

Para não retirar protagonismo ao teu vestido dourado, podes combiná-lo com um sapato nude, bege, off white, prata ou também ele dourado. Já para ousar mais e compor um look noturno bem poderoso, opta antes por uma sandália de salto preta.

Lilás. O lilás é ainda uma cor remanescente de 2022 e que volta à cena para continuar colhendo seu sucesso nas vitrines. O tom faz referência também ao Very Peri, lançada como a cor do ano de 2022 pelo Instituto Pantone.

Tons muito pálidos, como o rosé e o champanhe, podem ser usados pelas convidadas, mas não são os mais recomendados, especialmente se forem reservados para as madrinhas. Toda e qualquer cor que possa ser confundida com o branco deve ser evitada.

branco

O branco é responsável pela lógica e pela comunicação. Mas também é sinônimo de elegância e sofisticação. Fica muito bem com peças de outras cores, mas sozinho tem um efeito especial. Não é à toa que o branco é a cor oficial dos vestidos de noiva.

Cores Vibrantes e Cores Claras
As cores mais intensas e vibrantes têm o poder de levantar um look e deixá-lo mais alegre, assim como as cores claras, que deixam o aspecto do look mais leve e fresco.

Além disso, também pode significar elegância, dignidade, luxo e sofisticação. É bastante comum ver pessoas vestidas de preto em eventos de gala, porque a roupa preta pode ser um sinal de classe.

Para casamentos de dia a convidada deve evitar brilho, cores muito escuras como preto, por exemplo, e longos muito justos”, é a opinião de Juliana. O longo é permitido desde que seja fluído, de tecidos leves em tons pastel, estampados ou coloridos. O importante é criar um visual leve e adequado para o dia.

Independente de religião, muitas pessoas usam o branco, pois além de uma cor marcante que representa a paz, elas acreditam que o mesmo afasta as energias negativas e energiza quem o usa. O branco repele as energias negativas e eleva as vibrações. Estimula a memória e gerencia o equilíbrio interior.

Uma cor nunca será exatamente igual para todas as pessoas. Isso acontece porque as densidades de recepção da luz variam de um indivíduo para outro. É o nosso cérebro que produz as cores, o que gera variações de acordo com cada observador: o azul que você vê pode não ser a mesma tonalidade de azul que seu amigo vê.

O branco dá a ideia de pureza e castidade à noiva, além de ser o símbolo de uma promessa de um futuro bom. A ideia é que o vestido de casamento seja usado uma única vez na vida da mulher, e que seja a peça mais cara do guarda-roupa.