Qual é a cor original do salmão?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

branca

A cor original do salmão é branca. Porém, devido à sua alimentação (camarões, algas e organismos unicelulares), o peixe ganha uma coloração que vai do cor-de-rosa até o vermelho vivo. A pigmentação é armazenada no músculo ou na casca do crustáceo, por isso a tonalidade.

Mesmo tendo sua carne naturalmente branca, a parte externa torna-se rosada porque o salmão não consegue eliminar o pigmento. Na natureza, o salmão possui carne com uma grande variedade de cores, desde o tom rosado até vermelho vivo.

Até mesmo a cor do salmão falso é diferente da cor do salmão selvagem, que se reproduz na natureza, como você pode notar na imagem. Enquanto o salmão normal é vermelho, o salmão de criadouro é pálido e alaranjado.

O salmão selvagem é natural das costas do Atlântico Norte e Pacífico e se alimenta de maneira mais natural. Nasce em água doce, desloca-se para o mar e retorna para a água doce em época de reprodução. Por viver de maneira natural, ele se alimenta de peixes, algas e crustáceos.

Já reparou que quando cozinha salmão vai-se libertando uma substância branca? Se sempre achou que essa substância era gordura, saiba que estava enganado. Esta substância, que até pode não ser muita apelativa ao olhar é na verdade, como explica o Independent, é proteína coagulada ou albumina.

O pigmento astaxantina, que é um carotenoides, é sintetizado por protozoários e algas, é fonte de alimento para camarões e se acumula na carne e na pele. O salmão é um predador destes crustáceos, que consome e obtém um excesso de pigmento na carne, tornando-se assim “peixe laranja”.

Mas como a dieta do salmão é variada, também variam as cores de sua carne - desde branco ou rosa suave, até um vermelho vivo. O salmão permanece na água doce nos dois ou três primeiros anos de vida antes de ir para o mar, suportando temperaturas baixas em água doce ou salgada.

  • Salmo salar m. sebago
  • Oncorhynchus nerka
  • Oncorhynchus keta
  • Rei Salmão
  • Oncorhynchus kisutch
  • Oncorhynchus gorbuscha

Como regra geral, o salmão selvagem é mais vermelho, enquanto o salmão de cativeiro tem tons mais pálidos e claros. Na verdade, o salmão de cativeiro é naturalmente branco, ou cinza, com um tom rosa.

De acordo com o Feng Shui, a cor salmão significa o equilíbrio entre os elementos fogo e terra. Assim, outro significado que podemos atribuir é a harmonia. Ela também deixa o cômodo mais convidativo a conversas e simboliza abundância.

A tendência salmão pode ser usada com tonalidades neutras, como preto e branco, tons terrosos e ainda cria um look bem fashion com cores mais vivas, como rosa, vermelho e laranja. Com materiais que aumentam a elasticidade, o calçado se molda ao formato dos pés prevenindo as dores do joanete.

O Ministério da Pesca e Aquicultura responde que sim. De acordo com o órgão, o consumidor pode ficar tranquilo, porque não se trata de um peixe falso, colorido artificialmente para se parecer com o salmão. O aviso significa que o salmão foi produzido em cativeiro, com uma alimentação diferente do salmão selvagem.

R$ 200,03 /un.

Os olhos devem estar brilhantes e a guelra avermelhada. – Salmão em postas: É importante observar se a carne está com a cor mais rosada que vermelha e com um fresco aroma de mar. Evite postas esbranquiçadas, pois é um sinal de que o peixe está velho.