Qual é a cor menos preferida do mundo?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

marrom

A cor menos apreciada: marrom.

Segundo uma pesquisa de 2015 da YouGov, o azul é a cor mais popular em todo o mundo. Enquanto isso, em 2017, uma pesquisa feita com 30 mil pessoas de 100 países foi ainda mais além e descobriu que especificamente o azul-petróleo é a cor mais popular.

Por que o azul é a cor mais querida? Se mudamos nossas impressões sobre as cores ao longo da vida, por que o azul tende a permanecer entre as favoritas? Os primeiros estudos de cores datam do século XIX, e já evidenciavam que amamos o azul por associá-lo à natureza.

azul

De todas as tonalidades encontradas nas rochas, plantas e flores, penas e escamas de animais, o azul é a cor mais difícil de encontrar.

azul

Animais raramente têm a cor azul. Estruturas microscópicas presentes em penas, escamas e conchas dispersam a luz e brindam os olhos humanos com uma cor que, na verdade, não é real (salvo uma excepção).

preto

O preto é uma cor que dá a impressão de que somos mais atraentes. A cor foi considerada, entre todos os participantes, a que apresenta o maior poder de atratividade entre todas avaliadas, seguida do vermelho, do azul e do branco.

Segundo a Global Color Survey, pesquisa feita com consumidores sobre cores, 80% das pessoas no mundo dizem que o amarelo é a cor da felicidade! Na Índia, essa cor é símbolo da paz, da meditação e do progresso intelectual.

Vermelho

Vermelho: Cor do amor, da paixão, mas também da plena atividade, da persistência e da luta.

Entretanto, ao contrário da média mundial os brasileiros preferem o vermelho ao invés do azul. Já na América do Sul como um todo a preferência pelo cinza cresceu 4% e pelo prata em 3%, enquanto que as cores branca e preto registraram uma quedas de 6% e 1%.

É difícil acompanhar as cores da estação. Mas alguns cientistas pareciam decididos a levar essa tarefa a sério – e encontraram a cor mais antiga do mundo: rosa brilhante. A pesquisa da Australian National University que resultou na descoberta envolveu cientistas da Austrália, do Japão e dos Estados Unidos.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

Já ouviu falar na cor mais feia do mundo? Ela é uma espécie de verde-oliva escuro, mais conhecida como 448C da escala Pantone. A decisão de considerar essa tonalidade a menos atraente se deu após uma consulta feita pelo governo da Austrália à agência de pesquisa de mercado GfK Bluemoon.

Azul é a cor mais relaxante
Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade. Assim, o azul traz uma leve redução na frequência cardíaca, no ritmo respiratório e na pressão sanguínea. Ele ainda inibe a carga de adrenalina e possui efeitos hipnóticos.

Um levantamento feito pela Specialità revelou que o preto está no topo da preferência feminina, em seguida – o branco, o bege, o vermelho e o rosa. Em comum acordo, os gêneros concordaram que sutiã e calcinha têm que ser da mesma cor ou pelo menos combinar entre si.

O Azul Ultramarino foi criado com a mineração da pedra lápis lazuli, nas pedreiras de Badakshan (atual Afeganistão) na Idade Média. Seu custoso transporte percorria montanhas e mares, o que configurou o pigmento incrivelmente mais caro que o ouro – e um ícone de status social na época.

O índice de refração não é único para todas as cores que compõem o espectro da luz visível. Observa-se que a luz de menor frequência se propaga com maior velocidade quando comparada à luz de maior frequência. A luz vermelha é mais rápida que a luz violeta, quando elas se propagam em meios materiais.